Dieta

Conheça o poder do ziam para eliminar os quilinhos indesejáveis

Por Redação Doutíssima 18/09/2014

O ziam é um tipo de amido de milho, sem glúten, muito indicado para pessoas que desejam perder peso. Segundo especialistas, ingerir uma colher do produto diariamente faz o intestino funcionar, além de diminuir a quantidade de açúcar no sangue e as taxas de colesterol ruim. Ele também é indicado na prevenção de doenças cardiovasculares.

Os nutricionistas dizem que esse amido emagrece porque proporciona uma sensação de saciedade no organismo humano. Ele também regula o intestino devido a grande quantidade de fibras que possui.

ziam

Ziam ajuda no emagrecimento, podendo ser incluído em diversas receitas. Foto: Shutterstock

Além de substituir as farinhas, o ziam pode ser polvilhado sobre frutas ou adicionado a vitaminas. Para você que quer emagrecer e não sabe onde o amido pode ser encontrado, ele é vendido em farmácias de manipulação.

Como o ziam age no organismo

Por possuir apenas 25% da quantidade de calorias da farinha de trigo, a substância pode substituí-la em receitas como cookies, tortas, pão de queijo, panquecas e bolos. A farinha de trigo, quando ingerida, se transforma em açúcar no organismo, liberando insulina no sangue. Quando adicionado aos alimentos, o ziam colabora no controle do açúcar.

O amido auxilia no controle de peso devido a três características: calorias reduzidas, aumento de saciedade e queima de gordura. Como já dissemos antes, ele reduz a caloria dos alimentos em 25%, ou seja, enquanto a farinha de trigo contém 4,0 Kcal/g o ziam fornece apenas 1,4 kcal/g.

Além disso, ele auxilia na queima de gordura, principalmente em lugares como o abdômen. Isso porque este amido de milho passa pelo sistema digestivo produzindo ácidos graxos, estimulando as enzimas a derreter gordura ou evitar que fique localizada.

A ingestão do ziam também promove a diminuição da glicemia, aumento da sensibilidade à insulina, controle glicêmico em indivíduos com diabetes ou síndrome metabólica, prevenção contra o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Sugestão de receita com ziam

Esta receita com o produto é uma ótima opção para começar o dia. Saiba do que você irá precisar para preparar alguns muffins.

Ingredientes:

– 2 ovos

– 1/2 xícara (chá) de açúcar

– 1/2 xícara (chá) de óleo

– 1/2 xícara (chá) de iogurte natural

– 1 colher (sopa) essência de baunilha

– 3 colheres (sopa) de ziam

– 1 xícara (chá) de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Bata na batedeira as gemas, o açúcar, o iogurte, a essência e o óleo até obter uma mistura homogênea. Diminua a velocidade e adicione a farinha e o ziam.

– Desligue a batedeira e adicione o fermento, mexendo devagar. Distribua a massa em formas individuais, coloque em uma forma e leve ao forno, pré aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos.

Esse amido de milho mantém uma textura excelente nos alimentos e melhora consideravelmente a qualidade sensorial quando comparado com as fibras. Ele também pode ser adicionado a alimentos como o arroz, a pipoca, as massas, os cereais, a tapioca e os biscoitos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!