Dica do Nutricionista

Precisando ganhar peso? Confira como fazer para engordar em 8 dicas

Por Redação Doutíssima 18/09/2014

A maioria dos homens e mulheres está em uma busca incansável e permanente para manter o corpo em forma. Porém, isto não requer apenas perder peso. Para algumas pessoas, o desafio é saber como fazer para engordar e, assim, adquirir massa corporal.

Quando é preciso saber como fazer para engordar

Segundo educadores físicos, o IMC (Índice de Massa Corporal) ideal para um adulto é de 18,5 a 24,9 kg/m2. Se você esta com o IMC abaixo disto, se encontra entre o seleto grupo de pessoas que precisam descobrir como fazer para engordar.

como-fazer-para-engordar

Suplementos alimentares devem ser opção apenas se houver acompanhamento médico. Foto: Shutterstock

Existem diversos fatores que contribuem para a perda involuntária de peso, como metabolismo muito acelerado, pouca ingestão de alimentos, problemas endócrinos, gastrointestinais, neurológicos e psiquiátricos, além de deficiências nutricionais, infecções e tumores.

Descubra como fazer para engordar em 8 dicas

Se você é uma destas pessoas que precisa saber como fazer para engordar, siga as 8 dicas a seguir.

1. Consuma mais calorias durante o dia

Um dos grandes segredos de adquirir peso é aumentar as porções de comida, porém saiba escolher os alimentos certos que vão fazer você engordar sem prejudicar sua saúde.

Coma seis vezes por dia, sempre ingerindo carboidratos e gorduras saudáveis. Segundo especialistas, o ideal é que faça três refeições grandes, como café da manhã, almoço e jantar e três lanches intercalados entre elas.

2. Seja inteligente

Escolha derivados de leite, peixe, carne, ovos e deixe de comer pão. Coloque em sua dieta alimentos com alto teor de proteína, como feijão, legumes e ervilha.

Alimentos como batatas, arroz e mandioca também devem ser inclusos na dieta de quem quer saber como fazer para engordar. Outros alimentos que são ótimos para ganhar peso e ao mesmo tempo saudáveis são a castanha, o amendoim e as nozes.

3. Coma muita proteína

Para adquirir peso você precisa comer carboidratos e gorduras, porém o organismo também precisa de uma boa quantidade de proteína para a construção de novos músculos.

4. Faça diversos lanches

Faça vários lanches durante o dia, porém ingerindo alimentos que não prejudiquem a sua saúde. Como queijo, frutas e barras de cereais, entre outros. Evite alimentos como hambúrgueres e batatas fritas. Você engordará, mas não se manterá saudável, pois ganhará gordura localizada, além de aumentar seu colesterol.

5. Tome bastante líquidos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, líquidos também engordam. Por isto, tome bebidas que forneçam calorias e nutrientes, como leite, iogurte, sucos de frutas.

6. Pratique exercícios físicos pesados

Atividades aeróbicas não são indicadas para ganhar peso. Para saber como fazer para engordar, você deve intensificar os exercícios. Faça aqueles que envolvam pesos como flexões, agachamentos e barras.

7. Cogite os suplementos alimentares

Existem pessoas que precisam ingerir suplementos alimentares para ganhar peso e massa muscular, principalmente no caso de atletas. Porém, essas substâncias devem ser usadas com acompanhamento médico e não apenas por indicação de um amigo.

8. Não desista nunca

Vale lembrar que você não irá ganhar peso de uma hora para outra. Em alguns casos pode levar até meses, porém não desista. Outra dica é seguir a dieta de forma regular, mantendo o ritmo igual em todos os dias.

Fatores hereditários também devem ser considerados, mas não desanime, pois com a dieta correta e acompanhamento de um profissional você conseguirá engordar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!