Guia da Corrida

Como escolher o calçado perfeito para correr em 7 dicas

Por Redação Doutíssima 19/09/2014

Quer iniciar uma jornada de corrida para aproveitar a chegada das estações mais quentes mas, no entanto, não sabe como escolher o calçado perfeito para correr? Pois saiba que este é um momento de extrema importância: optar pelo calçado correto implica na redução da probabilidade de lesões – tanto nos calcanhares quanto nos joelhos.

como-escolher-o-calçado-perfeito-para-correr

Tipo certo de tênis garante um treino sem lesões e com estilo. Foto: Shutterstock

Geralmente acreditamos que a forma de como escolher o calçado perfeito para correr consiste na opção por um modelo de tênis que tenha um amortecimento reforçado e que seja macio e bonito. Outros quesitos, porém, devem ser levados em consideração, como o tipo de pisada.

Pisada e o calçado perfeito para cada tipo

Existem 3 tipos de pisada: a supinada, a neutra e a pronada – e muitas formas de descobrir qual é o seu tipo de pisada. Basta procurar na internet ou até mesmo em testes fornecidos pelas próprias marcas de tênis. Leve esse ponto em consideração antes de saber como escolher o calçado perfeito para correr.

No entanto existem, sim, jeitos de como escolher o calçado perfeito para correr mesmo sem que você não saiba qual é a sua pisada. Pensando nisso, separamos algumas dicas para auxiliar você no momento da aquisição do tênis certo para se tornar seu companheiro de corrida.

Como escolher o calçado perfeito para correr

Experimente no fim do dia

Procure experimentar o tênis ao fim de um dia de trabalho ou logo após a jornada de exercícios físicos. Isso porque esses são os momentos que os pés estão mais inchados e esse inchaço deve ser considerado na hora da aquisição.

Use meias esportivas

Seguindo a mesma lógica do espaço ocupado dentro do tênis, outra dica consiste em prová-lo com o uso de meias esportivas: elas são mais grossas do que as meias comuns.

Mexa os dedos

Já com os tênis calçados, faça movimentos com os dedos, verificando se você consegue mexê-los livremente dentro dos tênis.

Ajuste bem os cadarços

Ajuste os cordões do tênis quando for experimentá-lo, apertando uniformemente sobre todo o pé.

Cuide do calcanhar

Certifique-se de que o calcanhar está firme dentro do tênis e não está escapando.

Escolha um número maior

Na hora de escolher a numeração do seu tênis, opte por um número maior do que você usa diariamente. A explicação para isso é porque durante a corrida o pé incha e os dedos e unhas podem bater na borda do tênis, causando lesões.

Faça um pequeno teste

Corra um pouco dentro da loja. Algumas lojas específicas para a compra de tênis esportivos possuem esteiras de teste. Porém, independentemente da possibilidade de usar uma esteira, não abra mão de andar pelo menos alguns passos e assim conseguir sentir se o seu pé está firme e confortável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!