Estética

Conheça os tratamentos que revelam como se cura o joanete

Por Redação Doutíssima 19/09/2014

Um joanete é uma deformidade que ocorre nos pés e é caracterizado pelo fato de o dedão apontar para o segundo dedo. Isso provoca um calo na extremidade externa do dedo do pé. Antes de entender como se cura o joanete é preciso entender que a sua maior frequência ocorre em mulheres, podendo inclusive ser uma herança de geração para geração.

como-se-cura-o-joanete

Ortopedista pode explicar cura do joanete com procedimentos simples e eficazes. Foto: Shutterstock

Pessoas que nasceram com anormalidade nos ossos do pé estão mais propensas a terem joanetes. Além disso, as mulheres são as maiores acometidas visto que o uso de sapatos de bico fino e de salto alto pode causar o desenvolvimento de um joanete.

Por que aprender como se cura o joanete

O joanete pode se tornar doloroso uma vez que um osso extra e uma bolsa com líquidos crescem na base do dedão do pé. Esse estágio de dor faz com que muitas pessoas busquem saber como se cura o joanete.

Para aprender como se cura o joanete de forma eficaz, o primeiro passo é ter cuidado ainda quando o joanete começar a aparecer. Nesse momento é preciso optar por sapatos que não apertem os dedos.

Essa escolha, em geral, soluciona o problema e previne a necessidade de qualquer tratamento futuro, mas também pode ser incômoda. Isso porque a busca por sapatos adaptados é longa e nem sempre os modelos são condizentes com o gosto da mulher, afetando o fator estético, uma das principais preocupações femininas.

O uso de almofadinhas de feltro ou espuma para proteger o joanete ou de separadores para afastar o dedão do segundo dedo à noite pode ser proveitoso. Eles estão disponíveis nas farmácias. Você também pode fazer um buraco em um par de sapatos velhos e confortáveis para usar em casa.

Saiba como se cura o joanete

Caso haja uma piora do joanete, tanto em termos de piora da deformidade, quanto em termos de piora da dor, a forma de como se cura o joanete passa a ser baseado em um procedimento cirúrgico para realinhar o dedo e remover o calo ossudo (bunionectomia) pode ser eficaz.

Atualmente, existem mais de 100 diferentes técnicas cirúrgicas descritas para como se cura o joanete. E é justamente aí que muitos acometidos pelo problema se sentem traumatizados pelas técnicas utilizadas anteriormente.

Anos atrás, os métodos utilizados para correção da deformidade exigiam meses de recuperação (com gesso e levantado boa parte do tempo), paciência para encarar muitas dores e a convivência com riscos de infecções pré-operatórias.

No entanto, atualmente novas técnicas surgem para minimizar os efeitos pós-operatórios. Cada caso pode receber uma indicação de cirurgia diferente, mas já é possível operar sem traumas. A escolha do método adequado para a retirada do joanete é analisada pelo médico responsável e têm de ser feitas com base na gravidade do caso.

Hoje em dia, o método conhecido como Chevron é apontado pelos especialistas como uma boa solução para lesões leves ou graves. Isso visto que a recuperação nesse tipo de cirurgia não leva mais do que dois meses para se completar.

O procedimento consiste em uma incisão pequena (5 cm) que é feita no local e a execução do procedimento de correção que não dura mais do que 40 minutos em cada pé, fazendo da cirurgia relativamente rápida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!