Guia do Câncer

Entenda por que o toque retal é eficiente na detecção do câncer de próstata

Por Redação Doutíssima 19/09/2014

Mesmo com uma grande quebra de tabus para muitas coisas na sociedade atual, muitos homens ainda não se sentem confortáveis quando o assunto é toque retal. O exame é essencial na prevenção do câncer de próstata.

Ainda que hoje em dia já seja possível diagnosticar o câncer de próstata por meio de exame sanguíneo, o toque retal ainda é o mais indicado, por ser possível detectar a doença ainda em sua fase inicial, fazendo com que o exame seja o suficiente para ver o câncer e inclusive salvar vidas.

toque-retal

Apesar de temido pelos homens, exame é essencial para a saúde masculina. Foto: Shutterstock

Quando o câncer de próstata é detectado precocemente, as chances e possibilidade de cura são muito grandes. Do contrário, a maioria dos casos que resulta em morte acontece devido a um diagnóstico tardio. É a partir do exame que o urologista consegue analisar se a próstata apresenta alguma irregularidade.

Toque retal detecta câncer no estágio inicial

Em geral, o câncer de próstata demora cerca de quatro anos para se manifestar. Por isso, fazer o exameuma vez por ano é importante: quanto mais cedo for identificada uma anormalidade, mais eficiente será o tratamento.

No entanto, diferente do público feminino – que tem por costume realizar os exames ginecológicos anualmente – os homens ainda são resistentes aos exames preventivos. Isso pois exame de toque retal, apesar de simples, é o que apresenta mais barreiras para sua realização, em virtude de problemas culturais.

Porém, o preconceito faz com que muitos homens se esqueçam que as complicações provenientes de uma doença certamente serão bem mais desagradáveis. Por isso, uma das melhores técnicas para não se sentir desconfortável é pensar na sua saúde e bem-estar.

Exame pode salvar sua vida

Quando o homem está preocupado em cuidar da saúde, ele acaba se desapegando de todos os preconceitos que envolvem o exame de toque. Afinal, uma vida saudável vale muito mais que um simples exame.

Além disso, o toque retal é um exame ainda mais rápido do que a retirada de sangue que muitos homens argumentam para fugir do exame de próstata. O exame de toque leva de 10 a 15 segundos.

A única coisa que o especialista faz é introduzir o dedo na região retal (canal que liga o ânus ao reto) para verificar se existe alguma alteração na próstata. Diferentemente do exame de sangue, o toque retal é capaz de fornecer um histórico médico muito mais detalhado.

O exame físico dá informações sobre o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata. Por isso, abra mão hoje mesmo de seus preconceitos.

E você, mulher, incentive o seu marido, amigo ou companheiro a seguir o seu exemplo e manter os exames em dia. O ato de cuidar da saúde é uma característica de homens inteligentes e bem resolvidos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!