Clínica Geral

3 opções que mostram a você como tratar a varicocele com sucesso

Por Redação Doutíssima 20/09/2014

O corpo humano é todo constituído por veias que tem como sua função levar o sangue até o coração. A varicocele, doença que representa cerca de 40% dos casos de infertilidade masculina, é causada pela dilatação das veias dos testículos. Em outras palavras, a varicocele são as varizes das veias testiculares. Acompanhe nesta matéria como tratar a varicocele.

A chave do sucesso para quem deseja descobrir casos de varicocele antes que a doença vire um grande problema é criar o hábito de ir ao médico. Lembre-se sempre de que o tempo é precioso e as formas de como tratar a varicocele podem se tornar menos agressivas.

como-tratar-a-varicocele

Para saber como tratar a varicocele da maneira correta procure um urologista. Foto: Shutterstock

Os tratamentos sempre envolvem cirurgias. Normalmente são indicadas intervenções cirúrgicas para os homens que apresentam os sintomas. As manifestações são sinais de infertilidade, atrofia, dores e veias dilatadas, sensíveis e palpáveis.

As formas de como tratar a varicocele abrangem três tipos de cirurgia: cirurgia aberta, cirurgia laparoscópica e embolização de varicocele. Conheça as três e descubra qual é o método mais moderno existente.

Como tratar a varicocele: cirurgias

1 – Cirurgia aberta

É o procedimento mais simples para tratar a doença. Tem tempo estimado de 45 minutos e demanda anestesia local – em alguns casos geral. Por conta do acúmulo de líquido, indica-se o uso de apoio durante os dias seguintes. A alta é dada logo após o fim da cirurgia. Recomenda-se evitar o esforço físico em até 4 semanas e atividade sexual por cerca de 10 dias.

2 – Cirurgia laparoscópica:

Entre as opções de como tratar a varicocele essa é a menos utilizada. Ela demanda um tempo maior de procedimento e a alta é feita apenas 48 horas depois. A vantagem desta cirurgia perante as outras é a sua incisão, que é menor.

3 – Embolização de varicocele:

Parecido com o cateterismo, é um processo não-cirúrgico. Não é necessário o uso de anestesia geral, apenas anestesia local e sedação. O procedimento dura apenas uma hora. É considerada a forma mais inovadora de como tratar a varicocele.

A embolização é feita através de um pequeno corte na virilha, onde um cateter é introduzido em uma veia. Ele faz um mapeamento venoso e detecta onde existe o problema. Com o auxílio do cateter, são injetadas substâncias embolizantes que fecham as veias alteradas, impedindo o acúmulo de sangue.

Assim que for finalizado o procedimento, o cateter é retirado e o paciente fica em observação.

Como tratar a varicocele: prevenção

Infelizmente ainda não é conhecida uma forma de prevenir a doença. O diagnóstico é feito através de exames de toque e a sua confirmação por ultrassom. A dica é sempre ficar ligado em alterações e também fazer um exame de toque. É importante uma vez ao mês sentir os seus testículos, de forma que não confirme a presença de qualquer veia dilatada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!