Estética

Os segredos que conservam a beleza das mulheres de 40 anos

Por Redação Doutíssima 20/09/2014

Muitas mulheres de 40 anos chegam a esta idade em plena saúde. E são muitos os segredos que conservam esta beleza, como hábitos alimentares e uma série de recursos de beleza. Hoje em dia, se forem seguidas algumas dicas, as mulheres podem mostrar que o tempo foi generoso.

mulheres-de-40-anos

Chegar aos 40 anos não é mais um problema para as mulheres, bem pelo contrário. Foto: Shutterstock

Dicas para mulheres de 40 anos conservarem a beleza

A atividade física é o melhor remédio para conservar a beleza e a vitalidade. Praticar exercícios físicos melhora o sono, mantém o corpo flexível, melhora a energia para realizar atividade do dia a dia e a qualidade da pele e, além disso, evita doenças como depressão, obesidade, controla o nível de colesterol e pressão arterial.

De acordo com especialistas, com o passar dos anos entramos em uma fase de perdas fisiológicas e o nosso corpo diminui a massa muscular, dando lugar à gordura. Os exercícios de força, como a musculação, são os mais indicados para mulheres de 40 anos, pois diminuem a flacidez.

Outra dica importante é beber muita água durante o dia. A água hidrata o corpo e essencial para a pele e saúde do nosso organismo. Tome, pelo menos, dois litros de água por dia.

A alimentação é outro grande fator que deve ser cuidado ao longo da vida. Mulheres de 40 anos devem ter uma dieta à base de proteínas, fibras, frutas e vegetais. Elimine carboidratos e gorduras de sua alimentação.

Segundo nutricionistas, após os 25 anos a nossa pele começa a produzir menos colágeno. Porém existem alimentos que são fontes de colágeno, como a gelatina. Esta reposição é muito importante, não só para a pele como também para o fortalecimento das unhas e brilho nos cabelos.

Mulheres de 40 anos devem cuidar da pele

Outro fator que preocupa grande parte das mulheres é o envelhecimento da pele. É neste órgão que os sinais do tempo se mostram mais presentes. Segundo os dermatologistas, este envelhecimento ocorre devido a fatores intrínsecos, como genético e níveis hormonais, e extrínsecos, relacionados ao ambiente.

Estudos comprovam que os fatores genéticos são responsáveis por 50% do envelhecimento da pele. O sol é um dos principais fatores ligados ao meio ambiente, pois os raios ultravioletas danificam o DNA e ativam a proteína que dá sustentação e firmeza à pele. Por isso, a dica é passar protetor solar sempre que sair de casa, mesmo naqueles dias nublados.

O cigarro e o estresse também ajudam no envelhecimento da pele. Para ter uma pele bonita e saudável, mulheres de 40 anos não devem fumar, pois o fumo diminui a oxigenação da pele. Já o estresse aumenta as substâncias inflamatórias no organismo, o que também prejudica.

Podemos acrescentar a estas dicas os produtos e equipamentos da indústria de cosméticos, salões de beleza para disfarçar os fios brancos e cremes hidratantes. O mais importante para as mulheres de 40 anos é ter em mente que o envelhecimento é um processo natural da vida, porém ele pode acontecer com saúde e mais lentamente. Cuidar do seu corpo e preservar a beleza é algo muito importante.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!