Unhas

Fique de olho nas dicas e veja como identificar fungos nas unhas

Por Redação Doutíssima 21/09/2014

Uma unha considerada saudável tem uma coloração rosada ou branca: rosada quando a mesma ainda está ligada à pele, e branca quando a unha já cresceu e saiu para fora da pele. Se há alguma alteração, pode ser sinal de infecção. Por isso, saber como identificar fungos nas unhas é importante.

Atenção aos sintomas para saber como identificar fungos nas unhas

É importante ficar atento aos sintomas de fungos nas unhas, que estão ligadas à coloração e à aparência delas. Prestar atenção nesses detalhes ajuda a evitar a sua ocorrência, já que o melhor tratamento para o fungo é a prevenção. Por isso, preste atenção nesses sinais e aprenda como identificar fungos nas unha.

como-identificar-fungos-nas-unhas

Tratamento de fungos pode ser demorado, então a prevenção é a conduta ideal. Foto: Shutterstock

Como identificar fungos nas unhas em 4 passos

1. Olho na descoloração

Uma das formas mais fáceis de saber como identificar fungos nas unhas é por meio da descoloração da unha. Esse sintoma é característico do fungo. Uma unha saudável não apresenta disparidades na coloração. Já uma unha com algum tipo de ação fúngica tende a ter alterações nas cores, que puxam para o amarelo, roxo ou marrom na cor.

Esse aparecimento de cores ocorre pois o fungo se aloja na ponta da unha e a partir dali passa a trabalhar o seu caminho em direção à raiz.

2. Verifique a existência de manchas

Outra forma comum de aprender como identificar fungos nas unhas também envolve alteração na coloração. Mas, dessa vez, em forma de manchas nas unhas. Quando a unha está infectada por algum tipo de fungo, manchas pretas ou brancas tendem a aparecer na unha.

Essas manchas, quando na cor branca, tornam difícil a identificação de ser um fungo. Isso acontece por que elas podem significar problemas menores, como um descolamento da unha da pele – que é dolorido, mas nada grave para a saúde das mãos ou pés.

3. Alerta para unhas fracas

Também é possível saber como identificar fungos nas unhas por meio da percepção de que elas estão mais fracas e mais quebradiças. Quanto mais a unha tem predisposição a lascar por impactos mínimos, mais isso representa a possibilidade de ser um processo de infecção causado por fungos.

4. Veja se falta brilho

Um jeito de aprender como identificar fungos nas unhas é analisar como está o brilho das suas unhas. Quando as unhas perdem o brilho e ficam opacas, existe então uma possibilidade de que isso seja um indício de que as unhas estão infectadas.

Como amenizar o problema

Com pouco cuidado e paciência, os sintomas de fungos nas unhas podem ser amenizados. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados básicos com a sua unha. O principal é mantê-las sempre secas. Parece algo simples, porém, secá-las bem é de extrema eficiência.

Faça isso e fique atenta aos sinais para que não se espalhem, pois o cuidado com as unhas acometidas por fungos muitas vezes requer um tratamento que pode ser demorado. Assim, é melhor que o problema seja evitado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!