Clínica Geral

Como tratar joanete sem cirurgia: conheça as principais opções existentes

Por Redação Doutíssima 23/09/2014

O joanete é caracterizado por uma deformação na forma natural do pé. Embora não seja exclusividade do dedão, é ele o afetado na maioria dos casos. Muito mais comum entre as mulheres, o problema provoca uma saliência na parte interna do pé, formando uma espécie de calo ossudo na lateral.

Ao contrário do que muitos pensam, o joanete ainda não tem causa reconhecida cientificamente, mas há indicações de como tratar joanete para que a situação não se agrave.

como-tratar-joanete

Adotar novos hábitos é uma forma de tratar o joanete e evitar complicações. Foto: Shutterstock

Confira como tratar joanete

A única forma de aprender como tratar joanete efetivamente e de forma irreversível é por meio de cirurgia. No entanto, ela não é recomendada com fins estéticos, mas apenas para quem sofre muito com dores e inflamações.

Para prevenir que o problema se agrave e afastar as dores, o que exclui a necessidade do processo cirúrgico, os especialistas recomendam algumas medidas simples para quem deseja saber como tratar joanete. Confira a lista a seguir.

– Use sapatos confortáveis.

– Utilize almofadinhas de feltro ou espuma para proteger o joanete ou afastar o dedão do segundo dedo.

– Evite calçados de bico fino. Se precisar caminhar muito e não quiser perder a elegância, carregue dois sapatos durante o dia.

– Em casa, opte pelos chinelos.

A importância de saber como tratar joanete

Se não for tratado, o joanete pode provocar dores que comprometem a marcha (forma de andar). Para compensar o desconforto, a pessoa passa a caminhar de forma incorreta, forçando os joelhos e a coluna. As consequências podem ser graves, pois há risco da dor irradiar para as costas e ter diagnóstico difícil. Por isso, saber como tratar joanete é fundamental.

As causas do joanete

Muitas pessoas atribuem a formação do joanete ao uso excessivo de calçados de salto alto ou de bico fino, que estreitam os dedos e distribuem o peso do corpo de forma incorreta. No entanto, esses fatores não causam o problema, apenas agravam a dor.

O desvio do primeiro osso do pé, como o joanete é conhecido, pode ser explicado pela genética, já que pessoas com familiares com o problema tem muito mais chances de também desenvolver a deformidade mesmo antes dos 30 anos, idade em que ela costuma aparecer.

Por isso, se você tiver o histórico do problema na sua família, esteja atento às formas de como tratar joanete desde cedo pode ser fundamental para aliviar dores.

Alguns fatos contribuíram para derrubar o mito de que os calçados são os culpados pelo surgimento do joanete. O principal deles tem relação com o surgimento da deformação em populações indígenas ou afastadas do convívio urbano, que sempre andaram descalças, sem qualquer tipo de calçado para apertar os dedos.

Outro fato significativo diz respeito ao não surgimento do joanete em mulheres que usaram sapatos apertados e de salto alto durante toda a vida.

Conheça os sintomas

Normalmente, o joanete é facilmente identificado pelo médico apenas com uma inspeção visual. Mesmo assim, um exame de raio-x pode contribuir para identificar o desvio do primeiro osso de forma irrefutável. Entre os sintomas do joanete, temos:

– Pele do pé avermelhada e com calosidade na extremidade interna do dedão.

– Um calo ossudo na parte interna do pé.

Dores nas juntas, agravada pela pressão dos sapatos.

Dedão do pé virado em direção aos outros dedos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!