Unhas

Confira 3 dicas para limpar as unhas e manter-se livre de doenças

Por Redação Doutíssima 24/09/2014

A limpeza das unhas não é apenas uma questão estética, mas também de saúde. Por isso, mantê-las higienizadas é fundamental para aqueles que querem se manter longe de doenças, eliminando esse foco de proliferação do âmbito de suas preocupações. Quer algumas dicas para limpar as unhas? Confira nesse artigo truques que podem lhe ajudar na hora da higiene.

Por que buscar dicas para limpar as unhas

É muito comum que logo abaixo das unhas haja uma concentração de germes e bactérias que podem ser responsáveis por causar algumas doenças. Esse quadro fica ainda mais preocupante se pensarmos que não é raro pessoas que têm hábitos de roer as unhas ou de, seguidamente, levar as mãos até as bocas. Limpá-las, então, é uma necessidade evidente.

dicas-para-limpar-as-unhas

Uso do algodão é especialmente importante para limpar embaixo das suas unhas. Foto: Shutterstock

Veja 3 dicas para limpar as unhas

1. Limpeza diária

A mais importante das dicas para limpar as unhas, sem dúvidas, é a limpeza que fazemos no dia a dia. É que essa é a que realmente irá reduzir, no nosso cotidiano, as chances de adquirirmos alguma infecção por intermédio das unhas. Nesse caso, algumas regras são de observância obrigatória. Confira:

– Não deixe de passar o sabão no entorno das unhas e também das cutículas, porque essa é a porta de entrada dos fungos e das bactérias. E depois é importante secá-las bem, porque a umidade é um ambiente favorável para o alojamento desses inimigos.

– Ao menos uma vez por dia, coloque as unhas e a as cutículas de molho em água e sabão. Depois que fizer isso, passe uma escova de dentes – que você deixará separada especialmente para essas ocasiões – ao redor das unhas.

– A limpeza embaixo das unhas também é importante, devendo ser feita com um algodão e um palito.

– Para terminar a série dos cuidados diários, passe um creme hidratante ao redor das unhas e das cutículas.

2. Limpeza pesada

Se você realiza atividades ou tarefas em que é inevitável sujar as unhas e não pode usar luvas para protegê-las, então as dicas para limpar as unhas são mais específicas:

– Ao invés de usar a água fria e o sabão normal, o interessante é utilizar detergente e água quente, já que isso irá afrouxar as sujidades e tornará a remoção mais fácil.

– Vale aqui, também, as dicas para limpar as unhas com a escova de dentes.

– Por fim, use água oxigenada e um algodão para tirar manchas mais difíceis e deixar as unhas realmente bem limpas.

3. Especificidade das unhas dos pés

As dicas para limpar as unhas acima dizem mais respeito às mãos do que aos pés. Mas as unhas dos pés também precisam ser limpas, porque através delas é possível que ocorra a proliferação de fungos e bactérias. Então, siga as seguintes dicas:

– Corte suas unhas dos pés regularmente e evite meias de tecido sintético ou sapatos apertados.

– Use a escova de dentes para limpar no entorno das unhas, bem como o algodão e o palito para limpar logo abaixo delas. Vale aqui, também, usar o creme hidratante.

– Seque bem os seus pés, já que além de limpá-los é importante mantê-los secos. Lembre-se que a umidade é um ambiente muito propício ao aparecimento de fungos e bactérias nas unhas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!