Unhas

Entenda como prevenir os fungos nas unhas em 5 truques caseiros

Por Redação Doutíssima 24/09/2014

Suas unhas estão com aspecto e cor diferentes do normal? Fique atento, pois você pode ter fungos nas unhas. Esse é um grande problema, pois a pele que está logo abaixo pode ser atacada, fazendo com que as unhas enfraqueçam, descolem e caiam. Por isso, o ideal é aprender como prevenir os fungos nas unhas.

Saber como prevenir os fungos nas unhas é preciso

Normalmente, os fungos aparecem nas unhas dos pés, mas é possível que também ataquem as mãos. É uma condição muito comum, embora apareça com maior frequência nas pessoas que costumam lavar pratos, limpar a casa e também nos idosos portadores de diabetes, problemas de circulação do sangue ou com um sistema imunológico mais fragilizado.

como-prevenir-os-fungos-nas-unhas

Ataque dos fungos faz com que unhas enfraqueçam, se descolem e acabem caindo. Foto: Shutterstock

Como prevenir os fungos nas unhas em 5 truques

A melhor forma de combater essa verdadeira praga está na prevenção. Com alguns hábitos e truques, é possível adotar medidas eficazes e descobrir como prevenir os fungos nas unhas. Quer saber um pouco mais como fazer? Confira a seguir 5 truques caseiros.

1. Higiene

A primeira medida para saber como prevenir os fungos nas unhas é ter bons hábitos de higiene. Realmente, ter as unhas bem limpas e sempre cortadas é um ótimo início. Ao cortar, vale a pena deixar ao menos uma parte da cutícula das unhas, que até pode ser incômoda ou feia esteticamente, mas é a proteção natural do nosso corpo contra esse tipo de infecção.

2. Cuidado ao compartilhar as suas coisas

O segundo truque caseiro é cuidar ao compartilhar seus objetos. Emprestar calçados ou material de manicure não é uma boa ideia, já que os fungos podem ser transmitidos através deles. Vale o mesmo para meias ou toalhas, pois os fungos conseguem permanecer nos tecidos até atacarem outro ser humano.

3. Escolha bem suas vestes

A terceira dica que ensina como prevenir os fungos nas unhas é saber escolher bem o tecido da roupa que você vai vestir – principalmente das meias que utilizará nos pés. Utilizar tecidos sintéticos definitivamente não é uma boa opção, já que esse tipo de tecido estimula a transpiração da pele e a consequência disso é um aumento da umidade – ambiente perfeito para a proliferação dos fungos. Opte, se possível, por meias feitas de algodão.

Além disso, ajuda bastante na prevenção dos fungos nas unhas usar calçados não tão apertados, ajudando na respiração dos pés e evitando a fricção dos dedos contra o sapato ou entre eles próprios.

4. Cuide ao sair do banho

A quarta dica caseira é secar muito bem entre os dedos dos pés, bem como as unhas, ao sair do banho. Além disso, vale a pena cuidar da limpeza das toalhas, porque em tecidos sujos e úmidos, os fungos têm um ambiente muito favorável para sobreviver enquanto não passam para o corpo humano.

5. Deixe seus pés respirarem

Você está em casa? Não vai receber visitas? Então, por que está usando um calçado fechado? Se você quer uma boa dica para aprender como prevenir os fungos nas unhas, anote essa: ao estar em casa e não ter qualquer compromisso de receber uma visita, use chinelos abertos, facilitando a respiração dos pés.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!