Unhas

Quer saber como parar de roer as unhas? Veja 5 dicas

Por Redação Doutíssima 24/09/2014

Não sabe como parar de roer as unhas? Esse é um problema bem comum, mas que pode ser tratado.

Como parar de roer as unhas

Quase todo mundo já roeu as unhas em pelo menos um momento da vida. Quem nunca se encontrou com os dedos entre os dentes enquanto está em palestra chata, na sala de espera do dentista ou observando ansiosamente o destino de sua heroína em um filme de terror?

como-parar-de-roer-as-unhas

Roer as unhas pode ser um sinal de ansiedade ou distúbrio psicológico. Foto: Shutterstock

Roer as unhas é uma compulsão que pode começar na infância e persistir por toda a vida do indivíduo. Esse hábito não apenas tem consequências desagradáveis para a pele dos dedos e para as unhas, mas também pode indicar um distúrbio psicológico.

Se você sofre com isso e quer saber como parar de roer as unhas, conheça algumas dicas que podem ajudar.

Roer as unhas tem problema?

Roer as unhas pode ter consequências físicas e emocionais. Se você rói as suas unhas regularmente, ou também as cutículas, pode deixar os seus dedos vermelhos e doloridos. Além disso, a pele em torno de suas unhas pode até sangrar e ficar algo de alguma infecção. Com isso, as bactérias dos seus dedos podem passar para o seu rosto e boca, o que pode te deixar vulnerável a infecções.

Mas roer as unhas também pode prejudicar os dentes, causando problemas de alinhamento e torná-los enfraquecidos. A aparência das unhas roídas também pode ser embaraçosa, o que pode ocasionar ansiedade e estresse. Por isso, você deve hoje mesmo se preocupar em encontrar algum jeito de como parar de roer as unhas.

Passo a passo: Como parar de roer as unhas

1. Invista em uma manicure

Embora existam muitas ótimas dicas de como parar de roer as unhas, a primeira delas é mantê-las com boa aparência. Você será muito menos propensa em roer as unhas se elas estão esmaltadas e sem as cutículas em excesso. Ou seja, quem quer estragar algo que levou tempo e dinheiro para fazer?

2. Aposte no esmalte amargo

Se suas unhas já são curtinhas e você está sem tempo de ir na manicure, você vai precisar de algum empenho para deixá-las crescer um pouco. Para isso, você pode usar um esmalte específico com gosto amargo, que você encontra em qualquer loja de cosméticos ou farmácias. Aplique uma camada na parte da manhã e mantenha ele sempre com você para reaplicar durante o dia.

3. Crie um sistema de recompensa

Enquanto você tenta outros métodos de como parar de roer as unhas, você pode precisar definir metas e recompensas para encorajar a si mesmo. Você pode recompensar-se com um novo esmalte depois de alguns dias sem roer as unhas ou depois de uma semana ou duas, você pode optar por uma manicure profissional. Finalmente, depois de alguns meses de sucesso, presenteie-se com um belo anel.

4. Peça ajuda

Talvez você não consiga parar de roer as unhas porque esse hábito está ligado a um distúrbio psicológico. Nesse caso, peça a ajuda de um profissional e, na consulta, explore os motivos de sua insegurança ou ansiedade.

5. Mantenha-se ocupado

Se os seus dedos estão em movimento, é difícil colocá-los na boca, certo? Aprenda a fazer tricô, ou encontre um objeto para manter as mãos ocupadas enquanto você estiver na frente da televisão ou em momentos ociosos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!