Uncategorized

Dia do surdo: Qualquer um pode ter problema auditivo! Veja como se prevenir e os avanços na área

Por Redação Doutíssima 26/09/2014

Hoje (26/09) comemoramos o Dia do Surdo. Você sabia que qualquer pessoa pode ter problemas de audição de uma hora pra outra? Veja os avanços hoje na integração dos surdos na sociedade, as melhorias da medicina nessa área e os cuidados para evitar a surdez.

 

dia do surdo

Veja informações sobre surdez. Foto: Shutterstock.

 

Aproveite o Dia do surdo para entender os tipos de perda autitiva e suas causas

Segundo a fonoaudióloga Dra Julya Macedo, colaboradora do Doutíssima, a perda auditiva pode ser parcial ou total. Existem três tipos: neurossensorial, condutiva e mista. A perda neurossensorial é causada por danos ou lesões provocados nas células ou no nervo auditivo. Já a perda condutiva pode ser causada por doenças ou obstruções existentes no ouvido externo ou interno. A mista são as duas anteriores simultaneamente.

 

dia do surdo

Dia do surdo comemorado em setembro. Foto: Shutterstock.

 

As causas de perda auditiva são várias:

– Lesões provocadas no feto em desenvolvimento se a mãe pegar rubéola, por exemplo.

– Causas e doenças hereditárias.

– Ruído muito intenso (trauma acústico).

– Infecção viral do ouvido interno (otites). Principalmente em crianças.

– Distúrbios cerebrais (como A.V.C.).

– Doenças como caxumba, rubéola, meningite.

– Certos medicamentos.

 

Veja os principais cuidados para evitar a perda de audição do seu filho

 

O Dia do surdo foi criado não só para reunir a comunidade surda em prol da melhoria da qualidade de vida mas também para aumentar a informação de qualidade sobre prevenção. A Dra Julya recomenda que você fique atento quando seu filho pergunta o tempo todo “O que?”, ou quando pede para você repetir uma pergunta muitas vezes.

Se o seu filho criança demonstrar dificuldade para obedecer uma ordem ou para entender uma fala, pode ser outro sinal de dificuldade de audição. Quando a criança (ou adulto) apresentar qualquer dificuldade auditiva, procure um médico, para fazer um diagnóstico preciso.

dia do surdo

Diagnóstico deve ser feito por otorrino.

 

Cuidado com o fone de ouvido! Veja dicas no Dia do surdo para prevenir problemas de audição

– Evite lugares muito barulhentos.

– Evite ouvir música em volume muito alto, principalmente com fone de ouvido.

– Use protetores auditivos sempre que frequentar ambientes com barulhos extremos.

– Não durma com a TV ou rádio ligados.

– Não utilize objetos pontiagudos como palitos, grampos e lápis para limpar a orelha. Eles podem machucar o tímpano.

– O cotonete deve ser usado para limpar somente a parte externa da orelha, jamais dentro do ouvido. Para limpar essa região, procure um médico especialista que vai realizar essa limpeza e pode te recomendar algum spray específico para tirar cera, caso você ou seu filho tenha em excesso.

– Não pingue remédios ou fórmulas caseiras dentro do ouvido sem indicação médica.

 

Dia do surdo: os avanços no tratamento da surdez

Se você ou algum familiar ou amigo tem problemas auditivos, nossa pesquisa do Dia do surdo indica que temos também boas notícias. Hoje é possível melhorar cada vez mais a qualidade de vida. Os Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) e o Implante coclear são os maiores avanços no tratamento da surdez.

 

dia do surdo

Aparelhos melhoram a qualidade de vida. Foto: Shutterstock.

 

Os aparelhos já são bem conhecidos do grande público e são a forma de reabilitação auditiva mais comum. Basicamente, eles funcionam como um miniamplificador. Com este dispositivo, conseguimos reabilitar desde perdas até as mais severas. Os pacientes com perda auditiva profunda bilateral não conseguem ter benefício com o AASI. Então para esses casos, surgiu o implante coclear.

Trata-se de um dispositivo interno implantado cirurgicamente. A tecnologia avança a cada ano e sua aplicação para reabilitação auditiva evolui rapidamente. Atualmente temos formas de reabilitar praticamente todo tipo de perda auditiva.

Dia do surdo em prol da inclusão de deficientes auditivos no mercado de trabalho Para a nossa fonoaudióloga colaboradora, “o principal avanço mesmo é uma inclusão REAL desses indivíduos na sociedade e no mercado de trabalho. Além disso, é importante salientar o reconhecimento da LIBRAS (Língua brasileira de sinais) como primeira língua da comunidade surda e a inclusão dessa língua nas faculdades como disciplina obrigatória ou optativa.”

Por que comemorar o Dia do surdo?

A Comunidade Surda Brasileira comemora o Dia do Surdo para relembrar as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Uma das grandes melhorias é a oficialização da LIBRAS, modificando profundamente o acesso à informação. Já podemos ver a língua de sinais hoje estampada na TV, temos o closed caption em novelas, telejornais e diversos programas. A própria internet também facilita o estudo e a comunicação dos surdos. Muitos surdos estão hoje completando o nível superior e têm formação e qualificações para entrar no mercado de trabalho de forma igualitária. A Federação Mundial dos Surdos celebra a data cada 30 de setembro. No Brasil o Dia do surdo é comemorado em 26 de setembro por ser a data de inauguração da primeira escola para surdos, em 1857, o atual atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), no Rio de Janeiro. No Dia do surdo, a comunidade pode comemorar os avanços e continuar lutando ainda mais por melhorias na qualidade de vida e por menos preconceito na sociedade.

 

Fontes: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEI).

Academia Brasileira de Audiologia (ABA).