Relacionamento

Muita calma nessa hora! Como evitar se apaixonar rapidamente

Por Redação Doutíssima 26/09/2014

Você conheceu uma pessoa há algumas semanas, mas sente que ela é a pessoa certa, já começou a imaginar a pessoa conhecendo os seus pais, passando o Natal em sua casa, viajando nas próximas férias e até em casamento? Talvez seja a hora de colocar um freio em seus sentimentos: aprender como evitar se apaixonar rapidamente é preciso.

como-evitar-se-apaixonar-rapidamente

Se entregar muito rápido ao possível novo amor pode gerar um coração partido. Foto: Shutterstock

Veja como evitar se apaixonar rapidamente

Apressar os sentimentos pode significar um desastre para o seu relacionamento, especialmente se a pessoa não sente o mesmo por você. Estar apaixonado é maravilhoso, mas só quando esse amor é recíproco.

Quando não é correspondido, você pode ficar com o coração partido e devastado, como se você tivesse tido um relacionamento de longo prazo. Então, que saber como evitar se apaixonar rapidamente? Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar.

Entenda os motivos que fazem você se sentir assim

Algumas pessoas se apaixonam muito mais rápido do que outras. Por isso, quando aparece alguém que atenda a todos os seus requisitos de um par ideal, acaba se apaixonando mais rapidamente.

Apaixonar-se muito rápido não é necessariamente uma desvantagem, mas o que você tem que lembrar é que você precisa ter um pouco mais de cuidado quando se trata de se envolver.

Veja quais são as razões que levam você a ter esse sentimento: Ele é especial? Você está há muito tempo sozinha? Está precisando de alguém para conversar? Talvez não seja de um amor que você precisa, mas sim de um novo amigo.

Aprecie o momento

Quando você se envolver com alguém, uma maneira de entender como evitar se apaixonar rapidamente é viver o momento. Em vez ficar olhando para o futuro e constantemente pensando “Onde isso vai parar?”, tentar aproveitar para conhecer mais sobre a pessoa. Converse com ele, olhe em seus olhos e desfrute de sua companhia.

Tire a pressão: não é porque você está com alguém que goste que é preciso transformar em amor. Às vezes, realmente esse relacionamento se transforma em amor, mas pode se transformar também em uma amizade.

Dê um passo atrás

Apaixonar-se pode ser um pouco irracional e, infelizmente, fazer você agir irracionalmente. Se você der um passo para trás nesta situação e tentar rever as suas emoções a partir de uma perspectiva lógica, você vai ver que o seu comportamento é um pouco inadequado.

Coloque-se no lugar do outro e imagine o que ele pensa sobre esse relacionamento do ponto de vista lógico, em vez de partir da sua perspectiva emocional. Às vezes, dar um passo para trás é o melhor método de saber como evitar se apaixonar rapidamente.

Tire o foco dele

Quando começamos a nos apaixonar, a pessoa fica em nossa mente em pelo menos 85% do nosso dia. Pensamos na pessoa amada o tempo todo, falamos sobre ela o tempo todo e queremos passar cada segundo do dia com ela.

Essa necessidade quase insaciável de estar perto da nossa nova cara metade pode se tornar em algo que pode ser tudo, menos amor. Tente ir devagar e ocupar sua mente pensando em outras coisas. Distraia-se.

Lembre-se que você tem amigos, família e uma vida além do relacionamento. Chame os amigos para sair, pratique alguma atividade física ou qualquer outra atividade que mantenha a pessoa fora de sua mente. Isso irá ajudá-lo a lembrar que há outras coisas em sua vida, além do seu novo amor e essa é uma maneira de aprender como evitar se apaixonar rapidamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!