Receitas

Confira como preparar um caldo verde light saudável e nutritivo

Por Redação Doutíssima 28/09/2014

Não existe melhor forma de manter o corpo saudável do que através da alimentação, combatendo e prevenindo uma série de doenças. Por isso, buscar receitas que tenham ingredientes com inúmeros benefícios pode ser a solução para comer melhor e, se ela ainda for fácil de fazer, fica tudo perfeito. Uma destas receitas é o caldo verde light, que pode fazer maravilhas pela saúde e é uma delícia.

caldo-verde-light

Receita de caldo verde reúne em sua versão light vários nutrientes importantes. Foto: Shutterstock

Receita de caldo verde light

Está sem ideias para o jantar? Então, prepare agora um caldo verde light.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

– 2 cebolas grandes picadas

– 1 colher de chá de sal

– 2 colheres de sopa e mais 3 xícaras de água

– 1 maço de acelga verde

– 2 maços de espinafre

– 4 xícaras de caldo de legumes caseiro

– 1 pitada de pimenta caiena

– 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de Preparo:

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande em fogo alto. Adicione as cebolas e ¼ de colher de chá de sal. Cozinhe, mexendo sempre, até a cebola começar a dourar, por cerca de 5 minutos. Reduza para fogo baixo e adicione 2 colheres de sopa de água e continue a mexer até que as cebolas fiquem reduzidas e ter uma cor de caramelo profundo.

Depois, adicione os demais ingredientes, menos o limão e volte para o fogo para ferver. Tampe e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que o espinafre esteja macio, mas ainda brilhante, cerca de 5 minutos mais.

Para finalizar, você pode comer com os pedacinhos das folhas verdes ou fazer um purê. Para isso, basta colocar o seu caldo verde light no liquidificador. Misture a colher de suco de limão, prove e adicione mais suco de limão, se desejar. Decore cada tigela com um fio de azeite.

Se você quiser, pode guardar o seu caldo verde light, mas para isso você não deve acrescentar o limão. Você pode levar por até 3 dias ou por mais tempo, caso queira congelar.

Porque o caldo verde light faz bem?

Os ingredientes principais do caldo verde light podem beneficiar e muito a sua saúde, além de ajudar no emagrecimento. A acelga, nativa do Mediterrâneo, fornece uma enorme quantidade de tanto luteína e zeaxantina. Estas substâncias químicas, conhecidas como carotenoides, protegem a sua retina dos danos do envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Isso porque ambos os nutrientes, que são na verdade pigmentos, parecem se acumular em suas retinas, onde absorvem os raios de luz de ondas curtas, que podem danificar seus olhos. Assim, quanto mais luteína e zeaxantina que você come, maior será a sua proteção ocular.

Outro ingrediente é o espinafre, que é um alimento carregado com toneladas de nutrientes e com baixas calorias. Os possíveis benefícios para a saúde do consumo de espinafre incluem: melhorar o controle da glicose no sangue em diabéticos, diminuição o risco de câncer, redução da pressão arterial, melhora da saúde óssea, redução do o risco de asma e muito mais. Além disso, a pimenta é um ótimo termogênico e pode te ajudar a perder alguns quilos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!