Relacionamento

Crise conjugal? Veja como resolver problemas de relacionamento

Por Redação Doutíssima 03/10/2014

É muito comum que os casais passem por uma crise durante uma relação mais longa. Afinal, compartilhar uma rotina significa compartilhar também os problemas e as preocupações, o que torna a convivência um pouco mais estressante e menos prazerosa. Nessa hora, parece difícil encontrar uma solução, mas é necessário aprender como resolver problemas de relacionamento.

como-resolver-problemas-de-relacionamento

Mostrar interesse em resolver o problema é o primeiro passo para a solução. Foto: Shutterstock

Como resolver problemas de relacionamento: foque nas causas

Os problemas ocorrem especialmente quando os conflitos envolvem dinheiro e o relacionamento acaba sofrendo influência negativa de algo que é comum aos dois. Essa zona de tensão caracteriza uma crise no relacionamento, que ocorre justamente quando o carinho e o afeto entre os dois diminui e esfria.

A partir disso, se iniciam as discussões e desacordos. A impressão que se tem é que não é mais possível se entender. Além disso, há a tendência de um perder o interesse pelo outro e começar a ver defeito em tudo que o outro faz.

Alguns casais se apressam em buscar a separação, achando que só assim se saberá como resolver problemas de relacionamento de forma definitiva, lembrando que em alguns casos esse problema parece não ter solução e as pessoas passam a achar que não servem mais uma para a outra.

3 dicas para saber como resolver problemas de relacionamento

Alguns gestos simples e pequenas atitudes podem ajudar você a entender como resolver problemas de relacionamento e consequentemente superar uma crise. Confira a seguir algumas dicas importantes:

1. Tome a iniciativa

Quando a opção é por resolver problemas de relacionamento, uma das decisões mais importantes a ser tomada é a puxar para si a iniciativa. Esse primeiro passo é muito importante, pois é possível que o outro esteja hesitando a tentativa de reconciliação porque não percebeu uma atitude de abertura para a conversa.

Então, se você está buscando saber como resolver problemas de relacionamento, primeiramente demonstre que há uma disposição da sua parte em tentar sair da crise, procurando se aproximar do seu companheiro.

2. Casal deve ser parceiro

É importante também lembrar que vocês estão juntos nessa e, por isso, ao invés de ficar um apontando o dedo para o outro é preciso que o casal seja parceiro para resolver os problemas juntos.

Caso vocês já tenham problemas externos que atrapalham a vida a dois, procurem evitar as brigas e discussões prolongadas. Pratiquem a compaixão e tentem se perdoar, pois não vale a pena guardar mágoa do seu companheiro e isso só irá interferir no processo de reconciliação.

Uma boa forma de não ser acusativo é tentar manter a consciência de que todas as pessoas são passíveis de erro e por isso é preciso ser humilde o suficiente para reconhecer e pedir perdão pelos erros. Mas também é preciso estar com o coração aberto para poder perdoar e aceitar que o outro também erra, pois ninguém é perfeito.

3. Entenda as diferenças

Por fim, uma forma simples de entender como resolver problemas de relacionamento está na busca da convivência harmoniosa por meio de entender as diferenças entre os dois e tentar sempre chegar a um meio termo, onde ambos estejam ganhando.

Um relacionamento em que um tenta tirar vantagem sobre o outro não é nada saudável. Por isso é fundamental que ambos busquem sempre a compreensão em primeiro lugar e nunca a discussão. Desta forma, as crises conjugais se tornam mais brandas e o casal consegue recuperar o equilíbrio na relação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!