Guia do Câncer

Retirada de tumor no rim: O que fazer após cirurgia

Por Dr. Rui Farinha 08/10/2014

Saiba os cuidados que devem ser tomados após a retirada de um tumor no rim

É perfeitamente normal preocupar-se com seu estado de saúde após a retirada de um tumor no rim. Após o processo cirúrgico, existem essencialmente duas fases importantes. A primeira, imediatamente após a cirurgia, e a segunda, após a alta do Hospital onde foi realizada a operação.

Na fase pós operatória do tumor no rim, ainda no hospital, os profissionais médicos e de enfermagem tratarão de controlar uma eventual existência de dor, a sua tensão arterial, o seu pulso, a quantidade de urina produzida e a quantidade de líquido que sairá de um dreno, colocado pelo seu cirurgião antes do processo operatório ser finalizado.

A partir do momento em que este dreno deixar de drenar líquido, ele será removido. Se você estiver sem dor, com a tensão arterial e pulso com valores normais e urinando em quantidade suficiente, você terá alta do hospital.

 

cancer

 

 

Exames de controle após retirada de tumor no rim

 

Após a alta, um controle clínico deverá ser feito, e várias consultas realizadas. A periodicidade destas consultas é variável e depende muito do grau de agressividade do seu tumor. Esta vigilância tem por objetivo detectar eventuais complicações após a cirurgia, vigiar a função dos seus rins. Caso tenha sido realizada a remoção completa do órgão, os exames se fazem também necessários no sentido de excluir a existência de uma recorrência do câncer , a chamada metástase.

Esta vigilância é realizada recorrendo a exames de imagem, nomeadamente ecografia renal e tomografia axial computadorizada.

Ainda poderá existir alguma controvérsia sobre a periodicidade com a qual este controle deverá ser realizado. Para a maior parte dos casos são realizadas várias consultas ao longo dos anos. A primeira consulta é feita ao primeiro mês após a cirurgia, a segunda consulta seis meses após a cirurgia e depois serão realizadas consultas anuais, até o quinto ano. Após este período inicial de cinco anos, se o seu tumor for de baixo risco, a alta poderá ser dada alta . Mas caso o seu tumor seja seja de risco intermédio ou alto uma vigilância de dois em dois anos deverá ser feita.

Evidentemente que todo este controle poderá ser adaptado à evolução da sua situação clinica. Se em algum momento após a cirurgia, for detectada alguma situação fora do normal, poderão haver alterações na periodicidade de exames. Estas alterações podem implicar a realização de outros tipos de exames ou poderão passar pela realização de tratamentos complementares à cirurgia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!