Dica do Nutricionista

Tudo sobre alimento funcional e a nova ideia de base alimentar

Por Renata Rodrigues de Oliveira 10/10/2014

Muita gente tem falando bastante sobre alimento funcional, inventando moda e por aí vai, vale a pena definir o que eles são e descobrir se devem mesmo fazer parte de uma alimentação equilibrada. Nem sempre um bom alimento funcional é aquele que está na moda ou o mais caro, fique atento!

 

alimento funcional

foto: shutterstock

 

Se um indivíduo alguma vez mordeu uma barrinha energética, bebeu um copo de suco de laranja enriquecido com cálcio ou tomou uma sopa reforçada com vitaminas, minerais e probióticos, ele se deliciou com um alimento funcional. Tecnicamente, o termo alimento funcional refere-se a um produto que beneficia o desempenho ou a saúde. A American Dietetic Association, em seu documento de intenções sobre alimento funcional, define esses produtos como “qualquer alimento ou ingrediente alimentar modificado que ofereça benefício à saúde além dos nutrientes tradicionais que contém”.

 

Veja alguns produtos que se encaixam na definição de alimento funcional

• Alimentos em que açúcar, gordura, sódio ou colesterol foram reduzidos ou excluídos. Exemplos: queijo isento de gordura, geléia sem açúcar, sopa pobre em sódio. Alimentos funcionais como esses são convenientes para pessoas que estão sob dieta de restrição e podem ser úteis na prevenção ou no controle da obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.

• Alimentos nos quais foram reforçados componentes já presentes naturalmente, como cereais matinais e massas enriquecidas com fibras ou vitaminas. Alimentos modificados dessa maneira podem desempenhar um papel importante na prevenção de doenças.

• Alimentos reforçados com nutrientes normalmente ausentes, como pão enriquecido com ácido fólico, iogurte com vitamina D e sopas incrementadas com ervas. Alimentos enriquecidos fazem as pessoas ingerirem mais nutrientes e ajudam a preservar e manter o bem-estar geral.

• Iogurte probiótico e outros produtos derivados do leite, aos quais foram acrescentadas bactérias saudáveis como parte do processo de fermentação. Acredita-se que esses alimentos aumentem a flora intestinal boa, e isso favorece a digestão e previne doenças.

 

alimento funcional

foto: shutterstock

 

Cuidados especiais:

É aconselhável incorporar esses alimentos à dieta, caso já não façam parte? A resposta é sim, especialmente se comodidade for importante e a intenção for potencializar a saúde, força e crescimento muscular. Vale lembrar que de nada adianta o uso de alimento funcional se a dieta diária não for rica em nutrientes, proteína magra e laticínios, frutas, grãos integrais, hortaliças e dos tipos certos de gordura.

Dica de receita com alimento funcional:

Quibe de soja:

1 tabuleiro grande e um pequeno

Ingredientes:

250g de proteína de soja moída
500g trigo para quibe
800g ricota, queijo minas ou cottage
1 ou 2 molhes de salsa ou coentro
2 iogurtes naturais desnatados
1 molho de hortelã
3 colheres de sopa farinha de trigo ou aveia
1 cebola ralada
Alho ( a gosto )
Sal ( a gosto )

Modo de preparo

Massa:
Colocar de molho na água fervente a soja e o trigo por mais ou menos 1 hora.
Escorrer e apertar.
Misturar, já triturada, a cebola, a hortelã e o sal. Colocar a farinha.

Recheio:
Triturar o queijo, misturar o iogurte, e a salsa picada e sal.
Untar o tabuleiro. Colocar metade da massa, depois o recheio e por ultimo, cobrir com a massa.
Regar com azeite.