Relacionamento

Entenda o que muda na relação e na sua vida depois do casamento

Por Redação Doutíssima 10/10/2014

É comum ouvir por aí que depois do casamento muita coisa muda. Há pessoas que inclusive sentem falta da vida de solteiro e encontram dificuldades em acertar os ponteiros da adaptação. A verdade é que é comum que a relação mude neste pronto,e geralmente essas mudanças iniciam na aparência.

depois-do-casamento

A mudança na relação altera também o nosso comportamento. Foto: Shutterstock

Ela não usa mais maquiagem, ele criou barriga e não corta as unhas do pé. É uma mudança normal: no período do namoro, as pessoas se arrumam em uma espécie de ritual de sedução. No entanto, tornar-se desleixado depois do casamento não é recomendado.

Por isso, esforce-se ao máximo para manter um visual caprichado. Do contrário, é capaz de você se tornar irreconhecível perante o cônjuge – o que não é saudável para a relação.

O que faz falta depois do casamento

Outro ponto bastante sentido pelos casais depois do casamento é a “saudade da saudade”. Namorados não se encontram todos os dias e noites. Há espaço para sentir falta do outro e ter saudades – o famoso frio na barriga, que é tão gostoso e ajuda a manter a chama acesa.

Além de sentir menos saudade, os casados têm menos tempo para si. Isso, em alguns momentos, faz com que a pessoas sinta falta de uma cama só para ela e de um espaço para refletir. Por isso, um dos desafios depois do casamento está em manter a individualidade mesmo estando casados. Sem isso, corre-se o risco de viver a vida só de um, se anular.

Administrar a vida depois do casamento

Uma das possíveis vantagens da vida de casado é a possibilidade de fazer sexo todos os dias. O problema, porém, é que a rotina e o cansaço do cotidiano faz com que isso não aconteça na prática. Essa situação precisa ser bem administrada pelo casal.

Além disso, quando se vive sob o mesmo teto, é preciso administrar de forma mais efetiva os momentos de briga do casal: ao contrário do namoro, em que você passa os bons momentos junto com a pessoa e vai para a sua casa nas brigas, essa não é uma possibilidade quando se está casado.

Se por um lado a proximidade traz segurança, quando há uma discussão não há para onde fugir e é preciso encarar de frente o conflito. O casamento muda a dinâmica na hora de encarar os problemas. Nesses casos é importante que os casais resolvam as questões pendentes rapidamente e não acumulem problemas.

Por fim, depois do casamento ocorrem mudanças drásticas no relacionamento com a família e nas obrigações sociais. Se antes você não se sentia na obrigação formal de ir na casa da mãe do namorado, agora que ele mora com você as visitas para a sogra são inevitáveis. E só a conversa ajudará a dosar o quanto isso é bom para você e o quanto isso incomoda.

O mesmo acontece com a vida social. O aniversário de um amigo, um casamento de alguém que você não conhece, jantar na casa do chefe: quando a união é oficializada, fica maior a pressão para comparecer a esses eventos.