Remédios Caseiros

Alivie as feridas da herpes com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

Pode soar assustador: estima-se que cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas com herpes genital – e a maioria não faz nem ideia disso. Essa é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por meio de relações sexuais e do beijo.

Ela pode se manifestar em várias partes do corpo, e a maioria das pessoas fica constrangida em falar que é portadora deste vírus. Mas é importante conhecer mais sobre a herpes e buscar auxílio médico em caso de dúvida.

herpes

O vírus da herpes se manifesta por meio de dolorosas bolhas vermelhas. Foto: iStock, Getty Images

O que é herpes?

É uma infecção causada pelo vírus do herpes simplex. É um problema muito doloroso, que pode surgir tanto em homens quanto em mulheres. Ele aparece na forma de pequenas bolinhas vermelhas, inchadas e cheias de líquido, ou feridas perto dos olhos, boca, lábios e órgãos genitais.

Além do sexo, beijo e toque, o vírus pode entrar no corpo humano de forma indireta, como ao compartilhar objetos pessoais com uma pessoa infectada.

Esta doença é altamente contagiosa e pode dar origem a enfermidades mais graves, como infecção cerebral, câncer, varicela, etc. Nos homens, as bolhas de herpes surgem no pênis, nádegas, ânus, coxas, escroto, dentro da uretra, ou dentro do pênis.

Nas mulheres, eles aparecem nas nádegas, colo do útero, área vaginal, ânus e órgãos genitais externos. Com a ajuda de remédios caseiros e medidas preventivas, esta doença pode ser minimizada.

Aprenda a amenizar os sintomas da herpes com métodos caseiros

Azeite

O azeite de oliva é conhecido por ser muito benéfico na hidratação da pele. É rico em antioxidantes, sendo assim um dos melhores remédios caseiros para as feridas de herpes. Use uma xícara de azeite de oliva, aqueça em uma panela e adicione um pouco de óleo de lavanda. Deixe a mistura esfriar e, depois, aplique a mistura sobre a área infectada.

Gelo

O método mais simples para tratar a herpes em casa é usando gelo, que proporciona imenso alívio na dor. Pegue um pouco de gelo, esmague-os e coloque em um saco plástico. Enrole o saco plástico em um pano grosso e coloque sobre as feridas de 10 a 15 minutos, para se livrar do inchaço e coceira.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um tratamento eficaz para se livrar rápido das manifestações do vírus. Ele fornece alívio nas feridas que coçam e são dolorosas.

Pegue uma bola de algodão, umedeça em água e coloque um pouco de bicarbonato de sódio. Aplique diretamente sobre a área infectada. Para evitar a contaminação, não use a mesma bola de algodão em todas as feridas.

Cidreira

A erva-cidreira é outro remédio que pode ajudar no tratamento da herpes. Esta erva possui flavonóides, ácidos fenólicos e ácido rosmarínico, que ajudam na cicatrização das feridas ou bolhas.

Prepare um chá de erva-cidreira e deixe descansar por algum tempo. Em seguida, mergulhe uma bola de algodão no chá e aplique diretamente sobre as feridas. A cidreira também está disponível na forma de cremes e pomadas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!