Remédios Caseiros

Conheça remédios caseiros para reduzir a acidez na boca

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

Você está sentindo um gosto amargo e desagradável na boca? Nos últimos dias, tem sentido que está com mau hálito? Fique atento, pois esses podem ser sinais de que você está com acidez na boca. Não há motivo para maiores preocupações, já que ela é facilmente tratável. Mas recomenda-se que esse tratamento seja iniciado logo, uma vez que os sintomas são desconfortáveis e podem até causar constrangimentos sociais – como no caso do mau hálito.

ACIDEZ-NA-BOCA

Essa condição pode causar mau hálito e a sensação de gosto desagradável. Foto: iStock, Getty Images

Por que tratar a acidez na boca

Além desses sintomas desconfortáveis, a acidez na boca pode causar cáries. Há produção de ácidos quando ocorre a fermentação do alimento e quando as bactérias da saliva atuam para fermentar os carboidratos – resultando no ácido lático. Todo esse processo resulta na baixa do pH da boca do indivíduo, que ficará abaixo de 4,5, e isso poderá facilitar a corrosão dos dentes.

Em resumo, embora o problema de acidez na boca não chegue a ser grave, como destacamos antes, é preciso tratá-lo, porque, além de desconfortável, pode afetar severamente a saúde bucal da pessoa a longo prazo.

Se você sofre dessa condição, talvez sua ideia inicial seja procurar um odontologista, que é o especialista para tratar problemas relacionados à boca. Mas, antes disso, você pode tentar algum tratamento caseiro que ajuda a reduzir a acidez na boca.

Conheça alguns métodos:

Escovação dental após as refeições

A primeira dica para reduzir a acidez na boca não chega a ser propriamente uma receita, mas sim um hábito que deve ser sistematicamente adotado e incorporado à rotina. É a escovação dental logo após as refeições. Talvez você já faça isso, mas muitas pessoas acabam desprezando essa rotina.

Estudos indicam que os ácidos nocivos presentes nos alimentos permanecem na boca por até 30 minutos após a ingestão. Ou seja, escovar os dentes logo após a refeição ou a ingestão de alimentos auxilia bastante nesse processo aumento do pH.

Chiclete sem açúcar

O chiclete sem açúcar é um importante aliado no combate à acidez bucal. E isso porque, ao mascá-lo, você produz mais saliva, que é o resultado natural de nossos processos orgânicos e irá atuar e combater a acidez presente na nossa boca.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma ótima ferramenta para lutar contra a acidez na boca. Como aproveitá-lo? Basta usar a substância para escovar os dentes e isso reduzirá naturalmente o nível de acidez, não permitindo, de quebra, a proliferação de bactérias que podem ocasionar a cárie.

Se você quiser ir além e obter ainda mais benefícios, pode incluir na sua rotina gargarejos com uma mistura feita de bicarbonato de sódio e água quente.

Queijo

Que tal adicionar um pedaço de queijo como uma espécie de sobremesa, após as refeições que teve alimentos ou bebidas ácidas? Isso pode soar bastante estranho, mas é um método eficaz e caseiro no combate à acidez bucal, segundo especialistas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!