Remédios Caseiros

Aprenda a preparar remédios caseiros para tratar uma intoxicação alimentar

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

Às vezes surge aquela vontade incontrolável de comer um delicioso lanche de rua, mas um tempo depois você percebe que algo não desceu muito bem. A intoxicação alimentar é causada por bactérias e outras toxinas presentes em alimentos, ocasionando sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura, diarreia e cólicas abdominais. Há, no entanto, uma série de remédios caseiros que podem ajudar a ter uma recuperação mais rápida.

intoxicação-alimentar

A intoxicação alimentar é causada por bactérias e pode ser curada. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados para evitar a intoxicação alimentar

A contaminação dos alimentos pode acontecer a qualquer momento: durante o seu cultivo, colheita, processamento, armazenamento, transporte ou preparação. Por isso, você pode sofrer uma intoxicação alimentar depois de comer em qualquer lugar. O maior cuidado deve ser quanto aos alimentos que não são cozidos, que apresentam uma maior probabilidade de conter microrganismos prejudiciais.

Quando você está sofrendo de uma intoxicação alimentar, seu corpo vai perder mais água do que o normal. Portanto tente ficar bem hidratado, bebendo pelo menos oito copos de água ao longo do dia. A água vai ajudar a eliminar as toxinas e bactérias que causam os sintomas.

Junto com a água, você também pode beber suco de frutas e também iniciar um tratamento caseiro, com ingredientes que você provavelmente encontrará na sua cozinha. Mas atenção: se você estiver muito mal, om quadros agudos de diarreia, vômitos e tonturas, procure imediatamente um médico.

Remédios caseiros para tratar a intoxicação alimentar

Gengibre

Acrescenta sabor aos seus pratos, mas também é um excelente remédio para a cura de quase todos os tipos de problemas digestivos. Tome uma colher de sopa de mel com algumas gotas de suco de gengibre para reduzir a inflamação e dor.

Cominho

O cominho é uma boa maneira de aliviar a inflamação no estômago e ajudar na cura. Esmague uma colher de sopa de sementes de cominho e adicione a uma sopa leve.

Bananas

Bananas são uma rica fonte de potássio. Eles auxiliam a recuperação e reduzem os efeitos da intoxicação alimentar com uma velocidade impressionante. Amasse duas bananas e coma como um mingau.

Maçãs

As maçãs são eficazes contra a intoxicação alimentar por reduzirem a azia e o refluxo ácido. As maçãs são conhecidas pelas suas enzimas, que inibem o crescimento de bactérias causadoras da diarreia e dor de estômago.

Limão

A acidez do suco de limão mata a maioria das bactérias que causam a intoxicação alimentar.Esprema o suco de um limão e adicione uma colher de mel. Você ainda pode adicionar o limão no seu chá preferido.

Carvão ativado

O carvão ativado absorve todos os gases indesejados e substâncias que podem ser prejudiciais para o delicado revestimento do estômago, contribuindo assim para a sua recuperação rápida.

Água

É muito importante manter-se totalmente hidratado durante o período, já que o seu corpo tende a perder mais água através da diarreia. Além disso, manter o seu teor de água no organismo libera rapidamente as toxinas e bactérias, o que acelera a recuperação.

Vinagre de maçã

Sendo de pH alcalino, o vinagre de maçã torna o ambiente do estômago um lugar ruim para que as bactérias se reproduzam, o que ajuda a acelerar a recuperação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!