Receitas

Chá verde é opção para perder peso. Veja como fazer

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

Se você está precisando de um aliado para acelerar o metabolismo e a queima de gordura, aposte no chá verde. Há algum tempo ele entrou no mercado brasileiro e seu consumo ganha cada vez mais adeptos em busca de suas qualidades medicinais.

chá-verde

Bebida é diurética e ajuda a regular o funcionamento do corpo. Foto: iStock, Getty Images

Estudos indicam que o consumo deste chá aumenta consideravelmente a queima de gordura abdominal e ajuda a eliminar os indesejáveis pneuzinhos por controlar a insulina e o cortisol, que são os responsáveis por armazenar gordura nesta região.

 

Além de ótimo para potencializar a dieta, o chá possui antioxidantes importantíssimos na prevenção de doenças cardíacas, câncer e Mal de Alzheimer, é desintoxicante, elimina o inchaço e previne o envelhecimento precoce. A infusão também atua na redução do colesterol.

 

Os principais benefícios do chá verde estão ligados aos polifenóis presentes na planta que dá origem à bebida, a Camellia Sinensis. Para emagrecer com o apoio do chá verde, o ideal é beber de quatro a seis xícaras diariamente, com alimentação equilibrada, saudável e a prática regular de exercícios físicos.

 

Como consumir o chá verde

 

Para potencializar o efeito da infusão, o ideal é beber duas xícaras do chá em jejum. Depois, ingira outra xícara cerca de 30 minutos antes das principais refeições, almoço e jantar.

 

Os polifenóis presentes no chá trabalham na quebra das moléculas de gordura e diminuem sua absorção em aproximadamente 40%.  Se você deseja intensificar o consumo, inclua mais uma xícara no lanche da manhã e no lanche da tarde.

 

O sabor do chá verde

 

Quem não está habituado ao sabor forte e amargo pode não apreciar o gosto do chá verde. Em diversos mercados já é possível encontrá-lo associado a outros sabores, como maracujá, abacaxi e maçã. Você pode criar em casa uma versão que agrade o seu paladar, misturando frutas e plantas e servindo quente ou gelado.

 

Uma boa receita é misturar o chá pronto com suco de maçã, suco de limão, um raminho de hortelã e servir gelado, como um refresco. Além de deliciosa, a bebida agrega os valores das frutas em um composto desintoxicaste.

 

Outra dica é bater no liquidificador o chá pronto, com pedaços de abacaxi picado e cubos de gelo. Se preferir, adicione algumas folhas de hortelã e sirva na hora do lanche ou durante as refeições.

 

Não há uma regra para criar as receitas, mas busque sempre utilizar ingredientes saudáveis e evitar o consumo de açúcar. Se for utilizar, prefira o açúcar mascavo, que é mais saudável, ou o adoçante que já está acostumado.

 

Observação para o consumo

 

 

A composição do chá verde possuiu cafeína e, por isso, ele deve ser administrado com cautela por pessoas com histórico de pressão alta ou com distúrbios do sono.

 

Se você tem problemas para dormir, evite seu consumo após às 17h. Antes disto, você pode consumir e desfrutar dos benefícios da bebida sem atrapalhar a qualidade do seu sono.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!