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9 informações importantes para você se manter longe do diabetes

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

O diabetes é a patologia que provoca o aumento das taxas de glicose no metabolismo. Classificada em tipo 1, situação em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina e tipo 2, quando ocorre a disfunção crônica na fabricação e distribuição da insulina, a doença não tem cura.

 

Fatores que levam ao diabetes

 

A doença pode ser congênita ou desenvolvida ao longo da vida, em qualquer idade. Há fatores que podem contribuir para o aparecimento do diabetes, entre eles a pressão alta e o sobrepeso. Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 12 milhões de pessoas enfrentam os males do excesso de açúcar no sangue atualmente no país.

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Mais de 12 milhões de brasileiros são diabéticos, estima entidade de classe. Foto: iStock, Getty Images

Ainda que não possa ser suprimido, o diabetes deve ser tratado para que o paciente tenha a vida mais próxima ao normal possível. Quando não monitorada, a enfermidade pode levar à cegueira e à morte, entre outros problemas.

 

9 dicas de prevenção ao diabetes

 

Para quem procura ser pró-ativo no combate à doença, a boa notícia é que há medidas que contribuem com a sua prevenção. Confira:

 

1. Controle da pressão arterial

 

Hipertensão e diabetes são problemas interrelacionados. A pressão alta é duas vezes mais comum em pessoas com a doença.

 

A redução do consumo de sal é a primeira medida a ser tomada para minimizar o risco de hipertensão. O uso de ervas aromáticas costuma ser sugerido para a diminuição do sal sem que os alimentos percam o sabor. Evite também a adição de sal a alimentos prontos.

 

2. Guerra à obesidade

 

O excesso de peso corporal é um dos aspectos que mais desencadeiam disfunções como o diabetes, além de anormalidades cardiovasculares, articulares e musculares.

 

3. Noites bem dormidas

 

Pesquisas já publicadas indicam que dormir pouco amplia o risco do tipo 2 da doença. É que é durante o sono que o organismo foma os hormônios necessários para o equilíbrio orgânico.

 

4. Combate ao sedentarismo

 

Principal forma de prevenção ao diabetes, o exercício físico impulsiona a produção de insulina para que a glicose seja utilizada adequadamente pelas células.

 

5. Fim do tabagismo

 

O cigarro colabora não apenas para o desenvolvimento da doença, mas para o agravamento de outras condições graves, como câncer e AVC. Ter hábitos saudáveis é essencial para a prevenção. Portanto, o fumo é o primeiro vício a ser descartado.

 

6. Opte por alimentos integrais

 

Esse tipo de alimento possui índices glicêmicos inferiores aos dos produtos normais, ou seja, os brancos. Ricos em fibras, os produtos integrais são sempre mais indicados para impedir o surgimento da doença.

 

7. Coma frutas, sem exageros

 

Metabolizadas diretamente pelo fígado, as frutas não necessitam de insulina para quebra primária. O consumo, entretanto, deve ser policiado, já que as frutas contêm carboidrato e frutose. Abra mão das mais adocicadas, como uvas e caqui.

 

8. Adote o café descafeinado

 

Estudo americano já sugeriu que em versão descafeinada, o café protege o organismo do tipo 2 por conta de suas propriedade antioxidantes. Beba-o, portanto, sem açúcar.

 

9. Insira amêndoas no cardápio

 

Outra investigação realizada nos Estados Unidos recomenda a inclusão desta fruta à dieta. O motivo é a possibilidade de que estes alimentos otimizem a sensibilidade à insulina,o que, como consequência, pode restringir os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

 

 


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