Remédios Caseiros

Ataque os sintomas do reumatismo com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

O reumatismo não é uma doença única. O termo se refere a uma vasta gama de condições, caraterizadas por imensa dor e rigidez em ossos, articulações, tendões ou ligamentos. Como os sintomas são vários, as formas de tratamento também. Há uma grande quantidade de remédios naturais que atuam diretamente sobre os incômodos.

reumatismo

Reumatismo é um conjunto de condições que provoca dor intensa. Foto: iStock, Getty Images

Causas e sintomas do reumatismo

Tempo chuvoso e temperatura baixa tendem a aumentar a dor causada pelo reumatismo, que é mais comum entre as pessoas de meia idade e idosos, embora possa afetar também pessoas de outras faixas etárias. Seus tipos mais comuns são a artrite reumatoide e a artrose.

A causa exata do reumatismo não é conhecida em muitos casos, mas desequilíbrios hormonais e predisposição genética estão entre as possíveis razões. Os sintomas, que podem ser agravados com a exposição à chuva e ao frio, incluem dor intensa, inchaço e rigidez nas articulações. Ainda pode surgir febre, perda de sono, fraqueza e outros sintomas mais leves.

Tratamento do reumatismo

Como o reumatismo abrange uma grande variedade de doenças, com causas diversas, são exigidas abordagens diferentes para o tratamento, que normalmente é feito com analgésicos, ​​para aliviar a imensa dor causada por doenças reumáticas.

Como esses medicamentos têm seus próprios efeitos colaterais, os pacientes geralmente tentam procurar os remédios caseiros para curar esta doença naturalmente. Veja quais são os mais eficazes:

Nozes

A ingestão regular de nozes é um dos mais fáceis remédios naturais possíveis para as dores reumáticas. Consuma cerca de cinco a seis nozes por dia – isso deve ser suficiente para esta finalidade.

Abóbora

Beba um copo de suco de abóbora amarga, misturado com uma colher de chá de mel. Esta mistura serve como remédio terapêutico para o tratamento do reumatismo. Porém, deve ser seguido por cerca de três meses para alcançar resultados.

Carambola

Massageie a área afetada com óleo extraído das sementes de carambola, isso ajuda a curar o reumatismo e as dores relacionadas. Beber água quente misturada com uma colher de chá de pó de sementes de carambola antes das refeições também pode ajudar.

Vinagre de maçã

Tome um copo de água morna com cerca de duas colheres de chá de mel e a mesma quantidade de vinagre de maçã. O consumo regular desta mistura, de uma a duas vezes por dia, é um dos remédios naturais mais eficazes para lutar contra o reumatismo.

Batata

Tomar uma ou duas colheres de chá de suco extraído da batata crua é um dos remédios naturais mais recomendados para o reumatismo. Mas é melhor consumir o suco antes das refeições e seguir o tratamento por pelo menos um mês.

Cenoura

Consumir uma colher de chá de suco de cenoura misturado com suco de limão antes de dormir ajuda no alívio da dor da artrite reumatoide. Já consumir o suco de limão, extraído de dois a três limões, diariamente, é altamente benéfico na prevenção do reumatismo.