Especialidades

Confira e adote em sua rotina 6 regras básicas de higiene pessoal

Por Redação Doutíssima 25/10/2014

A higiene pessoal ajuda a construir uma boa imagem de si próprio. Não adianta apenas se preocupar em vestir-se bem e ter bons modos: é preciso também cuidar dos pequenos detalhes, já que a higiene também ajuda a manter a saúde.

higiene-pessoal

Mantenha a saúde com o corpo sempre limpo no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Conheça 6 regras básicas de higiene pessoal

 

1. Mantenha a pele seca

 

Com a correria do dia a dia e o calor provocado pelo verão, fica difícil não suar. O suor exagerado pode ser um problema hormonal, que tem tratamento com o uso de remédios. Mas na rotina diária, existem meios de controlar esse aspecto e assim, manter a boa aparência e a higiene pessoal.

 

Tenha sempre lencinhos de higienização dentro da bolsa. Então, quando precisar usar, basta ir ao banheiro e secar a pele.

 

2. Cuide de seus dentes

 

Você já deve ter escutado a frase que diz que o sorriso é o nosso cartão de visitas. Por isso, faça revisões periodicamente no dentista. Além disso, faça a higienização básica após as refeições e não se esqueça do bom hálito: leve sempre balas refrescantes na bolsa.

 

E lembre-se, caso você não cuide dos seus dentes agora, será muito pior depois para tratá-los, já que os procedimentos são caros e doloridos.

 

3. Mantenha os cabelos sempre limpos

 

Quando os cabelos estão oleosos, mal cuidados ou despenteados, despertam uma impressão de sujos. Para manter a higiene pessoal é indicado que você lave o seu cabelo periodicamente e tenha sempre uma escova por perto, para arrumá-lo quando for preciso.

 

Cuidados como lavar com um bom shampoo e passar creme podem ajudar a manter o cabelo limpo e bonito por mais tempo.

 

4. Cuide bem das suas roupas

 

Não adianta o seu cabelo, pele e dentes estarem limpos se a sua roupa não está. Use sempre roupas limpas, lavadas com sabão e amaciante.

 

5. Cuidado com odores de axilas e pés

 

Faça uso de um desodorante de qualidade para que suas roupas não fiquem com manchas brancas e também para que ele resista o dia todo, ajudando na higiene pessoal.

 

Outra dica é manter o desodorante por perto, para que você possa utilizá-lo sempre que preciso. Carregue consigo lenços higiênicos para limpar as axilas antes de passar o desodorante novamente.

 

6. Cuide das mãos e dos pés

 

Utilize spray incolor e inodoro para os pés. Assim, o mau cheiro ficará longe. Já nas mãos, mantenha as unhas sempre limpas. Não é necessário estar com as unhas sempre pintadas, o importante é tê-las higienizadas.

 

Outra dica é ter sempre com você álcool em gel para passar nas mãos durante o dia. Existem muitos tipos do produto com perfumes de rosas, erva doce e outras essências. Então, além de ficar com um cheiro bom nas mãos, você vai se manter protegida contra as bactérias presentes em diversos ambientes.

 

Essas dicas de higiene pessoal devem fazer parte da sua rotina. São atitudes simples, mas que podem garantir uma qualidade de vida maior.