Relacionamento

Veja 4 dicas para não quebrar a cara com o Tinder

Por Redação Doutíssima 25/10/2014

Você já ouviu falar no aplicativo para smartphones Tinder? Ele é feito para facilitar a vida de quem está solteiro e quer conhecer alguém, seja com o objetivo de iniciar um namoro ou somente para diversão.

Tinder

O Tinder é uma ótima ferramenta para arranjar um encontro, mas exige cautela. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o Tinder

A interface do Tinder é bem simples: após fazer um cadastro, permitindo a conexão na conta do Facebook, sua foto e localização ficam disponíveis em uma base de dados. Depois, você pode avaliar – com um “gostei” ou “não gostei” – as fotos e preferências em comum das pessoas (de acordo com a sua preferência de gênero, faixa etária e distância) e esperar uma “combinação”, que é quando você e a outra pessoa se aprovaram.

Mas é preciso tomar alguns cuidados para não quebrar a cara. Vai que você marca um encontro pessoalmente e, quando chega lá, a pessoa não é nada daquilo que disse ou que aparentou?

Confira 4 dicas para usar o Tinder com segurança

1. Capriche na apresentação

Suas fotos e sua descrição de perfil são seu cartão de visitas no Tinder, portanto, comece por aí. Pense nas palavras que vai usar para se definir, pois elas vão valer na hora em que o app encontrar alguém que combine com você.

Se houver alguma característica física que o diferencie, como a sua altura ou uma tatuagem, escreva lá. Se quiser ser mais intelectual, coloque uma frase de algum escritor/pensador que o define.

As fotos que vão te representar também são muito importantes. Comece com uma boa foto de rosto, depois invista em fotos que demonstrem seus interesses – praticando algum esporte, alguma viagem que tenha feito que desperte curiosidade. Evite fotos com muita gente, senão fica difícil saber qual das pessoas é você. Não sensualize demais – pode parecer desespero.

2. Cuidado com os likes

No Tinder você dá um coração para os perfis que, por algum motivo, interessaram a você. Seguindo o processo, se essa pessoa lhe devolver o coração, o sistema vai reconhecer uma combinação, possibilitando, então, uma conversa entre vocês.

Por isso, tenha certeza de que você realmente gostou da pessoa, para não ficar presa em um chat com alguém sem futuro. Caso isso aconteça, há opção de bloquear o desconhecido.

3. Pesquise

Se está conversando com alguém pelo Tinder e está gostando, não se contente apenas com isso. Vá atrás nas redes sociais, use todos os meios eletrônicos para descobrir mais sobre a pessoa.

Claro que pode não dar em nada e vocês virarem só amigos mesmo, mas talvez você tenha encontrado uma alma gêmea em potencial. Nesse caso, quanto mais informações, melhor, pois os dados descobertos podem te deixar mais encantada ou te fazer desistir.

4. Vá à luta

Depois que o Tinder estipula que duas pessoas combinam, ele avisa as duas, mas uma delas precisa fazer o primeiro contato e, nem sempre, o outro vai tomar a iniciativa, seja por timidez ou qualquer outra coisa.

Você não precisa ficar esperando – dê o primeiro passo e comece uma conversa. Lembre-se que o aplicativo já seleciona pessoas que estão perto geograficamente, o que já vai facilitar um encontro pessoalmente.

Mas não precisa apressar as coisas. Converse pelo chat, veja seu perfil em outras redes online, conheça o candidato e estabeleça uma confiança antes de passar seu número de telefone. O encontro cara a cara exige mais cautela ainda, já que nunca se sabe quanto das informações são verdadeiras. Também não vá dar uma de ciumenta perguntando com quantas outras pessoas ele está conversando.