Relacionamento

Ainda ama o seu ex? Saiba como se comportar com ele

Por Redação Doutíssima 26/10/2014

O rompimento de um relacionamento é, normalmente, uma situação difícil de administrar. Mesmo que as coisas não tenham corrido bem nos últimos tempos, é ruim terminar com alguém que você amou e com quem passou bastante tempo junto.

Seja como for, depois da decisão tomada, ainda há a dúvida de como se comportar na presença do ex. Esse é um desafio tanto maior quanto o tamanho do sentimento que você ainda mantém por ele.

ex

Educação, autocontrole e maturidade são fundamentais após o rompimento. Foto: iStock, Getty Images

Maturidade e autocontrole na presença do ex

Se você ainda ama o seu ex, mas sabe que um relacionamento com ele não é possível, seja qual for o motivo, o principal é ter autocontrole. Em alguns casos, manter um relacionamento de amizade muito próximo, mesmo após o rompimento, pode ser nocivo para a sua saúde emocional. Por isso, tente se afastar um pouco – não precisa parar de falar com ele, apenas manter um pouco de distância para conseguir superar mais rápido.

Terminar com alguém que você ama não deixa de ser uma perda. E quanto mais madura for a pessoa, melhor ela vai saber lidar com esse sentimento. Se você acha que não tem esse nível de maturidade ainda, eis uma boa hora para desenvolvê-lo, aprendendo a aceitar a situação.

Seja educada com seu ex

Mesmo que o relacionamento tenha acabado por algum motivo mais doloroso, como uma traição ou outro acontecimento que possa provocar a sua ira, ser ríspida com o seu ex não é saudável. É possível amar e odiar uma pessoa ao mesmo tempo – por um lado, você adora vários traços de sua personalidade e a sua companhia, por outro, não o perdoa pelo que ele fez.

Seja como for, manter uma postura hostil com ele só vai dificultar a virada de página – você vai ficar com a sensação de que a história de vocês não está acabada. Por isso, a melhor atitude é tentar esquecer e aceitar o que aconteceu – você não precisa perdoá-lo, apenas aprender a conviver com o fato de ele ser passado.

Focar no futuro

Por falar em passado, você precisa focar no futuro, mesmo que ainda ame o ex. Se conseguir aceitar o final do relacionamento, agora você precisa planejar como serão os seus dias daqui pra frente. Quais serão os seus programas de final de semana? Vai tentar conhecer outras pessoas ou deixar rolar? Pense em realizar aqueles projetos que ficaram esquecidos quando começou a namorar.

Mas para começar a visualizar novas possibilidades, é importante recuperar a autoestima. Muitas pessoas acham que ninguém além do ex poderá se apaixonar por elas. Esse pensamento é típico de alguém que está com a confiança abalada. Trabalhar isso é fundamental para virar, de fato, a página.