Relacionamento

É possível manter a amizade pós-separação?

Por Redação Doutíssima 27/10/2014

O fim de um relacionamento nunca é fácil. Existem muitos ressentimentos e questões que não foram resolvidas no caminho, e que podem afetar o futuro de um casal. Enquanto o divórcio é o fim doloroso de um relacionamento, paradoxalmente, é o início de uma relação diferente com o seu ex-parceiro. Mas será que pode haver amizade pós-separação?

amizade-pós-separação

Manter a amizade com o ex depois da separação é difícil, mas vale a pena. Foto: iStock, Getty Images

Amizade pós-separação exige maturidade

Depende da sua capacidade de perdoar, do seu grau de evolução e da sua autoestima. Há casos em que é impossível se afastar totalmente de seu ex, e por isso, uma amizade pós-separação é necessária, mas isso torna-se mais difícil quando uma das duas partes ainda mantêm esperanças quanto ao casamento, relacionamento ou namoro, e a outra parte não quer.

Nesses casos, a separação total é necessária. O que dificulta é que, em muitas situações, há crianças envolvidas. Portanto, uma boa comunicação e um maior esforço para superar os sentimentos é necessário.

Por que manter uma amizade pós-separação?

Às vezes é difícil assimilar a ideia de que a pessoa não vai mais estar em sua vida. Com isso, é importante manter esse relacionamento, mesmo que a nível de amizade.

Porém, ser apenas amiga pode ser muito difícil, porque, de uma maneira ou de outra, aprendemos a fazer parte da vida do outro e isso pode nos dar liberdade de a qualquer momento censurar alguma atitude, retornando, assim, aos vícios de um relacionamento que não existe mais.

Por isso, antes de tentar essa amizade pós-separação, tenha consciência de qual é o seu lugar na vida do seu ex. Depois disso, a primeira coisa a se ter em mente é que todos os relacionamentos começam com uma boa amizade.

Ou seja, neste momento você pode estar pensando apenas nos defeitos do seu ex, mas tente lembrar das coisas positivas em relação a ele. Todo o relacionamento começa com uma admiração – então tente lembrar o que você admira dele e, e a partir daí, você pode construir a base desta amizade pós-separação.

Vá aos poucos

Apesar de que manter uma amizade pós-separação é a forma ideal de superar o fim do relacionamento, você não precisa exagerar. Não tente virar a melhor amiga do seu ex ou buscar estar sempre presente em sua vida. Procure reconstruir este relacionamento aos poucos. Se você decidiu manter uma amizade com ele, tente manter os temas do passado bem longe das suas conversas – isso pode acabar com esta nova amizade.

Além disso, saiba que nada será como antes e você precisa conhecer o seu lugar nesta nova realidade. Outro ponto a se considerar é que a sua ideia de se reconectar com seu ex-parceiro pode ou não ser o que ele tem em mente, pelo menos, não no momento.

Se esse for o caso, não tente forçar uma amizade pós-separação, já que você pode acabar fazendo mais mal para este relacionamento. Em vez disso, dê a ele o espaço necessário. Lembre-se da sua nova condição – você não é mais parte dele, ele não faz mais parte de você, e ambos merecem a chance de reconstruir suas vidas.