Relacionamento

Saiba como o ciúme em excesso pode prejudicar a relação

Por Redação Doutíssima 27/10/2014

O ciúme é uma resposta emocional natural de uma pessoa que se sente ameaçada a perder seu companheiro. Existem diversas questões que podem tornar esse sentimento ainda mais acentuado – o ciúme em excesso -, como, por exemplo, ter a autoestima baixa ou ter vivenciado situações de traições no passado.

Envolvidos nesse cenário, invariavelmente temos muito medo de perder a pessoa amada e acabamos protagonizando episódios que, para nosso companheiro, podem parecer totalmente irracionais. E não há dúvida de que esses episódios, muitas vezes infundados, são altamente prejudiciais ao relacionamento.

ciúme-em-excesso

Quando exagerado, ciúme certamente trará problemas ao relacionamento. Foto: iStock, Getty Images

Como o ciúme excessivo se revela e como prejudica a relação?

Diversas são as respostas do nosso corpo ao sentimento ciúme. Quando elas não são episódicas, mas sim reiteradas, isso pode causar um grande desconforto ao nosso companheiro e, no final das contas, levá-lo a terminar o relacionamento.

Por isso, fique atenta para os sinais abaixo e descubra se você tem ciúme em excesso do seu namorado. Caso a resposta seja sim, está na hora de repensar a maneira com a qual você encara o seu relacionamento.

Interpretações erradas

Normalmente, quando há ciúme em excesso, acabamos desenvolvendo pensamentos e interpretações erradas e irracionais sobre diversos aspectos do relacionamento. Um simples relacionamento de trabalho, na cabeça de quem está imersa nesse sentimento, pode se tornar um potencial relacionamento extraconjugal. Para você, pode fazer todo o sentido, mas para seu companheiro, definitivamente não.

Insegurança

Quando você tem ciúme em excesso, a insegurança relativamente ao outro é um dos sinais – ou causas – mais evidentes. E essa insegurança acaba se refletindo na sua relação com seu amor, já que, para amenizá-la, você passa a ter um controle cada vez maior da vida de seu companheiro.

Se antes, ao longo do dia, você ligava para ele apenas no intervalo do almoço, agora talvez esteja ligando duas vezes de manhã e duas vezes de tarde. E, quando o ciúme é infundado, esse tipo de comportamento certamente desagradará o outro.

Questionamentos

É natural que quando a insegurança toma conta e você começa a ter interpretações erradas de certos atos, também comece a ser mais questionadora. Por exemplo, aquele futebol que ele sempre jogou depois do trabalho pode passar a se tornar um problema – você fica pensando se ele realmente está jogando futebol e, dependendo do seu nível de ciúme, talvez até vai lá checar.

Todas essas situações que listamos acima são exemplos de como o ciúme em excesso pode prejudicar uma relação. Note que, para você, todas essas suspeitas podem parecer plausíveis, mas para a outra pessoa provavelmente não. E então, nesse ambiente de desconfiança, a tendência é que o relacionamento passe a se deteriorar.

Como combater o ciúme em excesso?

O ideal para combater o ciúme em excesso é tentar controlá-lo, buscando sempre ser racional diante das desconfianças que possam surgir ao longo da relação. Além disso, é preciso trabalhar nossa autoestima, que, segundo pesquisas, é uma das principais responsáveis pelo desencadeamento do ciúme.

Por fim, você deve sempre procurar o diálogo e conversar com seu companheiro, esclarecendo as coisas, e não guardando apenas para você. Ele poderá confortar você, convencendo-a de que não há motivos para desconfiar de nada. Lembre-se que o ciúme não passa de um reflexo do amor, e que é perfeitamente normal quando episódico.