Relacionamento

Veja 4 dicas para acabar com a insegurança do início de namoro

Por Redação Doutíssima 28/10/2014

O início de namoro pode ser um momento bastante estressante da vida de uma pessoa, por diversos motivos. Para começar, nessa fase da relação, nem sempre tudo é novidade, ao contrário do que muitos dizem. É natural que, ao iniciarmos um namoro com outra pessoa, que tragamos conosco experiências de relacionamentos anteriores.

início-de-namoro

O início de namoro pode ser de muita paixão, mas também de insegurança. Foto: iStock, Getty Images

Autoestima é fundamental no início de namoro

Essas lembranças podem ser benéficas, é claro, mas também podem ser bastante desgastantes e causar um sentimento de insegurança – por exemplo, se no seu namoro anterior você foi traída, talvez agora inicie essa nova relação com medo de que o episódio se repita.

E essa insegurança em início de namoro pode prejudicar bastante o futuro da relação. Para combatê-la, a primeira grande dica é sentir-se valorizada e bem consigo mesma, com a autoestima nas nuvens. Além disso, tenha sempre em mente que uma nova relação é algo diferente do que passou – se a experiência anterior foi negativa, não irá necessariamente se repetir.

Superado esse primeiro momento, outras dicas podem ajudar a acabar com a insegurança do início de namoro. Confira abaixo:

Dicas de como agir no início de namoro

1. Discuta suas expectativas

É importante que você seja sincera e aberta quanto às expectativas que você tem quanto ao relacionamento. Além de mostrar maturidade e segurança, você conseguirá transmitir ao seu novo parceiro que tem o controle total de sua vida.

Mas não seja intransigente – também é importante ouvir o que o outro tem a dizer e quais são as expectativas dele nesse início de namoro. Ninguém gosta de alguém que chega ditando as regras de maneira autoritária.

2. Conheça seu parceiro

Muitas vezes um namoro pode ser fruto de anos de amizade, e você realmente já conhece a fundo aquele com quem está se relacionando. Em outros casos, porém, você pode ter conhecido essa pessoa há pouco tempo e as coisas aconteceram de forma bastante rápida.

Não há problema algum nessa rapidez, mas para que, nesses casos, você consiga superar a insegurança do início de namoro, é importante que tenha bastante atenção às atitudes de seu parceiro – isso lhe dará o conhecimento necessário para medir o real nível de afinidade que você tem com ele.

3. Respeite o tempo do parceiro

As pessoas são bastante diferentes umas das outras, e por isso pode-se falar que cada uma tem o seu tempo para falar sobre determinados assuntos. É importante, no início de namoro, que esses tempos sejam respeitados. Não significa que você deve calar se algo a incomoda ou se acha que precisa abordar determinada questão, mas sim que você deve respeitar e compreender caso o outro lhe diga que ainda não é o momento de falaram nisso.

4. Negocie

Quando ainda estamos conhecendo a outra pessoa, é natural que, em determinados pontos, existam divergências. Para superar essa desarmonia pontual e dar mais segurança nesse início de relacionamento, é importante que você saiba ceder.

Ser irredutível com seu parceiro, logo no início, pode ser um mau presságio para o restante da relação. Por isso, quando você não está de acordo com alguma coisa, procure sempre conversar e encontrar um denominador comum – certamente ele existe.