Dieta

Veja como perder peso de forma rápida em 3 passos

Por Redação Doutíssima 28/10/2014

O verão está quase aí e não há muito tempo para quem deseja exibir um corpo mais enxuto. Apesar do pouco tempo, nem tudo está perdido. Apostando em alimentos que facilitam a queima da gordura, você consegue eliminar até 5 kg em um mês e sem sofrimento.

 

Os alimentos termogênicos serão seus grandes aliados. Por isso, leia as dicas e saiba como perder peso de forma rápida.

como-perder-peso

Alimentos termogênicos ajudam a ter sucesso no regime. Foto: iStock, Getty Images

Os termogênicos possuem em sua composição substâncias que elevam a temperatura corporal e obrigam o metabolismo a trabalhar de forma mais rápida. Resultado? Aumentam a queima de gordura e potencializam sua dieta.

 

Por isso, estes itens não podem ficar de fora do cardápio. Veja como perder peso incluindo estes alimentos na sua alimentação, além de montar um cardápio leve e caprichar nos exercícios.

 

Como perder peso com os termogênicos

 

Os alimentos termogênicos obrigam o corpo a trabalhar mais e a gastar mais energia para serem processados, e é isso que farão grande diferença na balança. Com a sua ingestão constante, o metabolismo ficará em ritmo acelerado e terá como perder peso com mais facilidade.

 

Entre os itens considerados termogênicos estão: a pimenta vermelha, o gengibre, o café, o chá verde, o guaraná em pó, canela, ômega 3, vinagre de maça, linhaça, cacau, mate e óleo de coco.

 

Além do fator termogênico, cada alimento tem suas propriedades benéficas, que devem ser levadas em consideração.

 

Para acelerar o metabolismo, a pimenta vermelha e o gengibre são os campeões, capazes de aumentar o ritmo do corpo entre 15 e 20%. A pimenta ainda possui uma substância chamada capsaicina, que favorece a quebra do tecido adiposo.

 

Já o gengibre também auxilia na digestão e pode ser consumido cru, cozido ou como chá e dá um sabor especial aos pratos.

 

O café, o chá verde, o cacau e a erva-mate possuem cafeína, um estimulante e termogênico natural. O chá verde ainda tem propriedades desintoxicantes e que obrigam a usar as reservas de gordura como fonte de energia e combate os radicais livres.

 

A canela é ótima para a boa digestão e evita flatulência, não deixando o estômago dilatado pelos gases. O óleo de coco atua na redução do colesterol, estimula o metabolismo e é opção para substituir o azeite de oliva. A linhaça regulariza o intestino e promove maior queima calórica, além de prevenir doenças, pois reduz o envelhecimento celular.

 

Cardápio light: como perder peso assim?

 

Para ter como perder peso, monte um cardápio de 1.200 calorias incluindo os alimentos termogênicos. Faça opções saudáveis, como versões light, diet e 0% de gordura dos alimentos. Fracione o cardápio em, pelo menos, cinco refeições.

 

Para facilitar, monte um esquema para dividir as calorias e ter mais controle sobre o que vai comer. Por exemplo: café da manhã (300 calorias); lanche (100 calorias); almoço (400 calorias); lanche da tarde (200 calorias) e jantar (200 calorias).

 

Exercícios também ajudam

 

Para quem quer emagrecer, não há como fugir do exercício. Além de aumentar o gasto calórico, a atividade física melhora a condição física, respiratória e tonifica os músculos, prevenindo a flacidez. Se não gosta de academia, faça um roteiro de atividades físicas que possa fazer em casa. O importante é se movimentar.