Relacionamento

Descubra os benefícios da terapia sexual

Por Redação Doutíssima 02/11/2014

Quando um casal tem problemas na cama, é bem provável que as complicações se estendam para fora dela, atrapalhando a rotina e os momentos que devem ser de cumplicidade e alegria entre os parceiros. Uma das alternativas para tratar estas questões é a terapia sexual, que pode ajudar a salvar relacionamentos. Este tratamento visa melhorar a atividade sexual ao mesmo tempo que melhora problemas de relacionamento.

terapia-sexual

Terapia sexual ajuda a tratar problemas na vida amorosa de casais. Foto: iStock, Getty Images

Quando procurar a terapia sexual

Optar por este tipo de tratamento pode ser consequência de uma série de fatores, mas todos eles têm um ponto em comum: são problemas nas fases de resposta sexual. E eles podem atingir tanto homens quanto mulheres, com a diferença que neles o fator físico pondera, enquanto que nelas, as complicações estão na esfera psicológica.

Nos homens, os problemas geralmente estão relacionados à ejaculação – normalmente referentes quando ela é precoce, que acontece quando o período entre a excitação e a ejaculação não é suficiente para dar prazer à mulher. Geralmente, este tipo de situação gera constrangimento e frustração no homem por não ter o controle, pois isso acontece antes ou pouco tempo depois da penetração.

Outros problemas semelhantes que atingem o homem e requerem a terapia sexual são a anejaculação e a ejaculação retrógrada. Nas duas situações o pênis não joga sêmen, sendo que, na primeira, o homem tem as sensações do orgasmo, enquanto na segunda, o prazer é tão ausente quanto a própria ejaculação. Assim como na ejaculação precoce, também acabam em sofrimento e frustração entre o casal.

A incapacidade de dar e sentir prazer pode ser tratada na terapia sexual

É hora de procurar a terapia sexual quando ocorrem as parafilias. Tratam-se de disfunções que devem ser imediatamente tratadas assim que constatadas e podem atingir tanto homens quanto mulheres. Entre os tipos mais comuns de parafilias estão exibicionismo, fetichismo, voyeurismo, travestismo e pedofilia. A esta lista ainda podem ser acrescentados o sadomasoquismo e o masoquismo.

No caso das mulheres, as disfunções sexuais são relacionadas à sua incapacidade de realizar o ato, sentir ou dar prazer ao parceiro. Desagrada muito ao homem ter uma parceira inibida sexualmente, já que isso significa a falta de desejo sexual por parte da mulher. Isso desencadeia a completa falta de relação sexual entre o casal. Por isso, reaproximar o casal é um dos maiores trunfos da terapia sexual.

Mas este caminho não é nada fácil e as barreiras são ultrapassadas com ajuda psicológica. A evolução na comunicação e o estímulo a conhecer e explorar o próprio corpo assim como o corpo do parceiro são parte essencial neste esquema, assim como diminuir a sensação de que o sexo é uma obrigação.

Caso você identifique complicações como estas, junto com seu parceiro, busque ajuda da terapia sexual, com um terapeuta, um psicólogo ou psicanalista.

Fique atento às mudanças de comportamento de seu parceiro. Entenda que um quadro de depressão pode levar a algum tipo de disfunção, como a diminuição do desejo sexual. Uma pessoa deprimida evita qualquer atividade, inclusive o sexo. A baixa autoestima também pode desencadear a falta de desejo.