Relacionamento

A mulher trai da mesma forma que o homem? Conheça mitos e verdades

Por Redação Doutíssima 03/11/2014

Afinal, a mulher trai mais ou menos que o homem? De quem é a culpa quando alguém pula a cerca? O campo das relações humanas é extremamente vasto para ser explorado. Estudar e buscar entender o comportamento de homens e mulheres em um determinado ponto é, seguramente, enveredar por um caminho cheio de novidades e dúvidas constantes.

mulher-trai

A traição não é comportamento exclusivo de nenhum dos gêneros. Foto: iStock, Getty Images

Por que a mulher trai?

Essa é uma pergunta sem resposta única, assim como as demais feitas acima. Entre os principais debates acerca de como agem homens e mulheres, um dos mais acalorados é sobre a traição. Podemos nunca tirar algumas dúvidas, mas conhecer alguns mitos e verdades pode ajudá-lo a refletir um pouco e a tentar formar sua própria teoria:

 

Mais dicas sobre relacionamento e infidelidade no Fórum Doutíssima

 

Veja algumas das explicações para quando a mulher trai

Explicação que vem da genética – VERDADE

Acredite, pode haver uma predisposição genética à traição. Há estudos que mostram que alguns indivíduos nascem com capacidade de processar a dopamina – um neurotransmissor – de forma mais adequada e outras menos. As que processam de forma menos adequada teriam mais disposição para trair.

Já quanto ao gênero, a probabilidade, de acordo com essa predisposição genética, é a mesma para os dois sexos. Ou seja, a mulher trai tanto quanto o homem, ou ao menos tem a mesma predisposição.

A culpa é da mulher se um homem trai – MITO

Tal afirmação não faz sentido algum. O relacionamento é feito de duas pessoas, logo, as duas são responsáveis pelo sucesso ou fracasso do mesmo. Quando algo não vai bem, a responsabilidade é do casal, não de um ou de outro. Se a mulher trai, não se pode jogar a culpa somente nela ou nele.

A explicação para trair está no corpo – VERDADE

As diferenças entre o cérebro masculino e feminino podem explicar a traição. Neles, as áreas cerebrais projetadas para a orientação de espaço e sistematização do pensamento são melhor desenvolvidas, diferença provocada pela presença da testosterona. Já nas mulheres, as áreas responsáveis pela linguagem e pela emoção são mais amplas, como as que se referem à fala e ao entendimento.

Desta forma, os homens tem mais propensão ao pragmatismo e são mais racionais nos relacionamentos. Isso explica a facilidade que eles têm para reduzir relações afetivas ao campo puramente físico, para atender aos seus instintos básicos. No entanto, a natureza não pode ser culpada pela traição.

A pessoa que ama de verdade não trai – MITO

Diferente do que se possa imaginar, a traição não está ligada ao grau de sentimento por outra pessoa. A possibilidade de trair está relacionada à autoestima, maturidade e ao instante que o indivíduo está vivendo, muito mais do que pelo amor que ele pode sentir por outra pessoa. Em ambos os casos, quando o homem ou a mulher trai, não há relação com o desejo sexual e nem com o vínculo afetivo.

Sem sentimento, a traição não é traição – MITO

Na maioria das vezes, as mulheres se conformam mais com a traição física do que com o envolvimento emocional. Já quando a mulher trai, o homem se importa muito mais se o que aconteceu foi o envolvimento sexual. Existe uma grande diferença na forma como homens e mulheres conceituam como grave em uma traição.

Quando o homem é ciumento, é por que trai – MITO

A insegurança e a baixa autoestima podem ser motivos que despertem o ciúme do homem, não necessariamente “remorso”. Ele pode não confiar em si mesmo e, por isso, ser possessivo ou dominador. Ou pode acontecer que ele tenha o desejo de trair e projete na mulher sua vontade. Mas é importante entender que não se trata de uma regra.