Relacionamento

Veja como terminar um relacionamento

Por Redação Doutíssima 03/11/2014

Por fim a um namoro é uma decisão muito difícil, já que muitos sentimentos podem se misturar e tornar este momento confuso. Às vezes parece mais fácil continuar com o que não está funcionando do que enfrentar o desafio e descobrir como terminar um relacionamento.

Nesses casos, tenha em mente que, se uma relação não está sendo boa para você, provavelmente não esteja sendo boa para o seu parceiro também, então é importante ter coragem e resolver a situação.

como-terminar-um-relacionamento

Você pode aliviar a dor de um rompimento com respeito e outros cuidados. Foto: iStock, Getty Images

Como terminar um relacionamento sem mágoas

Um dos motivos que fazem o rompimento ser desagradável é a expectativa de uma reação hostil da outra pessoa. Por isso, aprender como terminar um relacionamento de maneira que os rancores sejam evitados é importante. Por isso, separamos algumas dicas para tornar esse processo mais fácil.

Descubra como terminar um relacionamento da melhor maneira

Chame para a conversa

Diga ao seu parceiro o que você precisa conversar com ele. Porém, não deixe-o pensar que você está planejando um momento íntimo e agradável, pois, nesse caso, a desagradável surpresa poderá arrasá-lo mais ainda. Marque essa conversa o mais próximo possível, para que ele não fique se remoendo muito tempo com a dúvida do que você está querendo dizer.

Encontre-o pessoalmente

Não há como terminar um relacionamento de maneira digna sem que isso seja pessoalmente. Apelar para telefonemas, SMSs, e-mails ou conversas pelo chat é uma atitude cruel e covarde, passa a ideia de que você está fazendo pouco caso da pessoa que um dia amou. Um adendo óbvio: evitar o encontro cara a cara é recomendável no caso de você temer uma reação violenta do seu parceiro.

Escolha o momento certo

Opte por conversar em um momento em que os dois estão com a mente tranquila. Se você terminar o relacionamento em um instante de tensão, as coisas podem sair do controle e vocês poderão dizer coisas que não queriam. Além disso, ele pode achar que, por você ter falado aquilo no calor do momento, não estava falando sério. Escolhendo um momento tranquilo e falando com seriedade, ele vai ver que é uma decisão refletida, e não impulsiva.

Lugar neutro

Esse pode parecer bobagem, mas é uma maneira de remover mais um componente emocional do pacote. Você pode até se perguntar “como terminar um relacionamento em um lugar no qual eu não me sinto confortável?”, mas essa pode ser uma vantagem, pois lá não haverá associações românticas. É interessante, também, certificar-se de que ninguém vai perturbar vocês durante a conversa – isso vai evitar constrangimentos desnecessários.

Seja racional

É claro que dói ver uma pessoa sofrendo por nossa causa, mas você precisa ter muito claro na sua cabeça que o melhor para os dois é o fim do relacionamento. Portanto, seja forte e não se deixe influenciar pela resposta emocional dele. Se o seu parceiro ficar muito triste, pode ser tentador tentar confortá-lo ou até mesmo dizer que você não quis fazer isso apenas para que ele se sinta melhor. Mas enviar esse tipo de mensagem pode ser tonar tudo ainda mais s doloroso a longo prazo.

Não importa de quem é a culpa

Evite culpar seu parceiro ou criticá-lo.s Deixe claro que a responsabilidade do fim do relacionamento é dos dois. Pessoas maduras precisam entender que o rompimento faz parte. Se você não sabe como terminar um relacionamento, tente ser sincera acima de tudo e não apele para o clichê “não é você, sou eu”.