Unhas

Confira 6 motivos para você não tirar cutículas das unhas

Por Redação Doutíssima 04/11/2014

Mulher é louca por uma unha bem pintada, não é mesmo? Prova disso são os salões lotados durante toda a semana. A maneira como as brasileiras cuidam das suas unhas também é motivo de curiosidade mundo afora devido a um detalhe especial: a cutícula.

Você sabia que na Europa, por exemplo, as mulheres têm o hábito de não tirar cutículas? Isso é coisa exclusiva das brasileiras.

nao-tirar-cuticulas

Cuidado com as unhas garante a beleza e a saúde das mãos. Foto: iStock, Getty Images

A cutícula é um anexo da pele que não faz parte da unha. Sua função é proteger a unha contra micoses, infecções e danos no crescimento, e por isso é vital que seja mantida intacta. Além da função protetora, as cutículas também contribuem para a esmaltação da unha.

Não tirar cutículas proteje as unhas

O recomendado é não tirar cutículas em nenhuma circunstância. Para proteger esse pequeno anexo de pele é preciso muita hidratação. Tenha sempre um creme para mãos ao alcance.

Você pode usar óleos vegetais, como o de canola, e hidratantes – os derivados da ureia são os mais indicados. Capriche na hidratação das suas cutículas e assim você não vai precisar tirá-las.

Veja 6 razões para não tirar cutículas

– As pelinhas somem

Quem nunca sofreu com aquela dorzinha após puxar uma pelinha? Na verdade, as pelinhas saem e ficam nos tentando a tirá-las por dois motivos. O primeiro significa que a nossa pele está ressecada, e o segundo é porque a pele está se regenerando.

Ao não tirar cutículas, essas pelinhas não vão mais acontecer – e, caso surjam, não puxe. Apenas corte bem rente com um alicate de unha e espere cicatrizar.  

– O acabamento da manicure fica impecável

Já pensou em ir à manicure e voltar sem nenhum “bife” nas mãos? Pois é, ao não tirar cutículas você fica longe do alicate de unha, deixando um acabamento impecável. O contorno das cutículas também fica intacto e o esmalte mais bonito na unha, já que não haverá nenhum trauma.

– A esmaltação é muito mais rápida

Além de doer, um machucado nas cutículas também retarda a aplicação do esmalte e a própria secagem. Ao não tirar cutículas você terá uma esmaltação com mais qualidade e mais rápida!

– Cutículas protetoras

A função das cutículas é proteger nosso organismo, mesmo que você não acredite. Pense na quantidade de bactérias e vírus que nos deparamos todos os dias. Pois é, boa parte deles chega até nós após contanto com nossas mãos, por isso a importância de manter a cutícula.

– Quanto mais tira, mais cresce

Você sabia que quanto mais você remove a cutícula mais ela engrossa? O segredo para não tirar cutículas e manter a unha sempre bonita é manter esse anexo de pele protetor sempre bem cuidado e hidratado.

– O segredo está na hidratação

Para quem se inspirou e quer parar de tirar as cutículas, o segredo está na hidratação. Quanto mais, melhor. Há no mercado produtos específicos que podem ajudar nessa nova missão. Procure por canetas hidratantes, ceras e cremes redutores de cutícula, que com o tempo fazem a pele ficar cada vez mais fina.