Relacionamento

Morar junto pode ser mais difícil do que você imagina. Veja por quê

Por Redação Doutíssima 04/11/2014

Finalmente chegou a hora de o casal juntar as escovas de dente: você decidiu morar junto com o seu parceiro e os dois estão extremamente felizes com isso. Esse é um grande passo, que precisa, no entanto, ser muito bem calculado, já que a vida de um casal pode virar do avesso quando os dois passam a viver debaixo do mesmo teto.

morar-junto

Juntar as escovas de dente exige muita maturidade do casal. Foto: iStock, Getty Images

Não decida morar junto antes da hora

Antes de decidir morar junto com o seu namorado, pense nos problemas que isso pode ocasionar para o seu relacionamento. Uma pesquisa recente mostrou que 48% das mulheres que moravam junto com seus parceiros acabaram não se casando com eles. Ou seja, podem surgir conflitos fatais para a relação.

Você pode pensar que, se o casal se separa depois de morar junto, isso quer dizer que não era para ficarem juntos. Mas esse pode ser um passo precipitado que, se fosse dado em um momento de maior maturidade do casal, não resultaria no fim do namoro. Por isso, explicamos abaixo quais são os principais detalhes aos quais você precisa ficar atenta caso pense em morar junto com ele.

Descubra se já está na hora de morar junto com a pessoa amada

Dinheiro

Esta é uma questão que tira o sono de muitos casais que decidem morar junto. E as brigas não acontecem somente quando o dinheiro está em falta, mas também quando uma das pessoas julga que ele é mal investido pelo outro. Por exemplo, ele gasta um dinheirão em um videogame novo quando há outras coisas faltando na casa que você julga mais importante.

Trabalho doméstico

Como em relação ao dinheiro, os casais podem sentir que o trabalho doméstico é injustamente dividido. Quando um casal decide morar junto, começa a descobrir alguns hábitos que antes não conhecia do seu parceiro.

Por exemplo, deixar as coisas jogadas pela casa ou deixar louça suja na pia da cozinha – e isso pode ser uma tortura para quem é o responsável pela limpeza, ocasionando muitas brigas em casa. Para evitar isso, é importante fazer uma divisão das tarefas, descobrindo coisas que cada um gosta de fazer ou tem mais habilidade.

Comunicação

A raiz da maior parte dos problemas, especialmente quando as pessoas moram junto, é uma falta de comunicação. A questão é: se você não diz ao seu parceiro o que você quer, ele nunca vai saber. A comunicação é uma via de mão dupla: você tem que ouvir, mas também falar sobre o que está te incomodando.

Com o tempo, não falar sobre os problemas pode acabar criando uma bolha em casa e tornando a comunicação ainda mais difícil – quando não impossível. Por isso, é preciso ser sincero sempre e conversar de uma maneira clara sobre as coisas que te chateiam. É claro que você pode esperar o momento certo, evitando uma briga desnecessária.