Um dos maiores medos de uma pessoa quando entra em um relacionamento é a infidelidade de seu par. Esse não é um problema para quem tem um relacionamento aberto, no qual o casal pode conhecer outras pessoas mesmo estando junto. Parece muito loucura, mas não é.
Muitas pessoas vêm aderindo a este tipo de relacionamento e garantem que essa forma de relação pode ser muito mais saudável – sem cobranças, sem ciúmes e sem acusações. Mas é claro que, em um relacionamento aberto, não vale tudo – é preciso que o casal entre em um acordo e defina algumas regras.
Se você tem dúvidas se isso é para você e está considerando a possibilidade de manter uma união não exclusiva, veja alguns fatores que podem fazer um relacionamento aberto dar certo.
Defina os limites do relacionamento aberto
Quando se fala em relacionamento aberto, pensamos em uma pessoa com vários namorados ou namoradas. Mas não é bem assim. A abertura desse tipo de compromisso se refere muito mais à possibilidade de fazer sexo com outras pessoas do que de ter outras ligações afetivas.
Por exemplo, você está em um relacionamento e ama o seu parceiro ou parceira, então vocês decidem manter o relacionamento aberto. Isso não quer dizer que você vai ter um caso de amor com outra pessoa.
A verdade é que você vai poder sair algum dia e conhecer uma pessoa e, se surgir uma química sexual, e apenas isso, pode ir para a cama com ela sem culpa. Por isso, essa definição exata do relacionamento aberto precisa estar muito clara para o casal.
É claro que o cenário acima é apenas um exemplo. Não quer dizer que todo relacionamento aberto tem que ser desse jeito. Cabe aos dois definirem os limites das outras relações, ou até mesmo se essas regras não vão existir.
Pensem sobre o tempo que é gasto com as outras pessoas e a frequência dos encontros, bem como o que é permitido fazer – demonstrações públicas de afeto com outra pessoa, pode? E passar a noite fora?
Abrir a mente é essencial em um relacionamento aberto
Se o seu relacionamento é estável e sem ciúmes, você tem grandes chances de se dar bem em um namoro aberto. Mas se, por outro lado, você está iniciando uma relação nova e ainda não há muito entrosamento e confiança entre o casal, é melhor pensar bem antes de experimentar novas aventuras. O mais importante é ter em mente que os dois envolvidos devem estar completamente confortáveis e satisfeitos com a situação.
Enquanto um relacionamento aberto é fora da realidade da maioria dos casais, ele pode funcionar se feito com compaixão e compreensão de ambos os parceiros, que estejam vivendo na mesma sintonia, em todos os momentos. Para muitos, o sexo não é igual ao amor, e o que buscam em relacionamentos adicionais pode ajudar o seu relacionamento existente crescer mais forte.