Relacionamento

Será que é o momento de viver junto? Veja dicas

Por Redação Doutíssima 04/11/2014

Depois de um certo tempo de namoro, é inevitável que o casal comece a planejar o próximo passo. Tradicionalmente, ele seria o noivado e, depois de um certo tempo, o casamento, quando o casal passa a viver junto.

Hoje as coisas mudaram, e muitos pares juntam as suas escovas de dente mesmo sem casar. Essa maior liberdade, no entanto, pode facilitar decisões precipitadas – afinal, viver debaixo do mesmo teto pode mudar muita coisa em uma relação.

viver-junto

Morar na mesma casa que o seu companheiro é um grande passo. Foto: iStock, Getty Images

Está na hora da gente viver junto?

Alguns especialistas dizem que é possível pensar em compartilhar uma vida juntos quando se tem uma relação de pelo menos seis meses, outros dizem que é preciso manter esta relação por no mínimo um ano – basicamente o tempo que leva para a “fase de lua de mel” terminar.

Mas o certo é que não há uma regra para isso, você precisa ter a sensibilidade para perceber se o momento é o ideal. Conheça alguns sinais que podem indicar a você se está na hora de viver junto com a pessoa amada.

Saiba se você está maduro para viver junto da pessoa amada

Vocês já passam a maioria das noites juntos

Se vocês já passam cinco ou seis noites por semana juntos e você já tem até uma chave da casa do seu amor, a transição para viver junto dele vai ser natural. Você já conhece todos os hábitos de higiene e arrumação dele e compreende os seus padrões de sono – em suma, já está confortável com a presença dele na cama, mesmo em uma noite de sono. Este pode ser um forte indício que está o seu relacionamento está em uma fase que a convivência diária pode fortalecê-lo ainda mais.

Vocês querem as mesmas coisas do relacionamento

Antes de morar juntos, certifique-se que vocês estão em uma mesma sintonia e têm um mesmo objetivo nesta nova etapa do relacionamento. É preciso ficar claro se esta situação é permanente ou se existe a possibilidade ou não do casamento depois de algum tempo.

Certifique-se de que vocês estejam indo na mesma direção quando se trata de compromisso. Se você sonha com o casamento dos sonhos e seu parceiro não pensa nisso, essa pode ser uma situação muito frustrante – por isso, muitas vezes é melhor esperar.

Vocês já falaram sobre as finanças

Pode ser desconfortável para falar em dinheiro, mas isso pode ser um grande conflito se o assunto é ignorado. Alguns casais deixam a instabilidade financeira empurrá-los em uma situação de vida com a qual eles não estão emocionalmente preparados para lidar. Depois de decidir que esta é a hora certa para a mudança, é preciso discutir como vocês vão dividir os custos.

Você pode dividir os custos pelo meio, com base na renda individual de casa um com uma pessoa sendo a responsável por pagar as contas. Quando vocês têm um plano para suas finanças, isso é um sinal que é a hora de o casal começar a pensar em viver junto.

Você está preparado para sacrificar a sua independência

Enquanto viver junto é quase uma sentença, há alguns ajustes que se tem de fazer quando uma pessoa vai morar com alguém. Quando você mora sozinho ou com sua família, você tem a sua própria rotina e consegue ter um tempo somente para você fazer o que quiser.

Porém, quando se decide viver junto, é uma relação quase constante, onde é preciso saber abrir mão de muitas coisas. Você está preparado para isso?

Seus estilos de vida são compatíveis

Se um de vocês dorme muito tarde enquanto o outro precisa de algumas horas de sono durante a noite, aí pode ter origem algum tipo de estresse. Um gosta de sair à noite e o outro tem pavor de balada?

Ter valores semelhantes, quando se trata de fé, finanças e planos para o futuro pode ajudar a estabelecer uma base sólida para uma vida compartilhada. Se vocês, durante o namoro, já sentem que isso é um problema, quando compartilham uma mesma casa isso pode se agravar.