Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para vertigem

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Já teve aquela sensação de que tudo estava girando ao seu redor e nem tinha bebido nada? Esse mal-estar que você vivenciou chama-se vertigem, tipo mais comum de tontura, que pode ser acompanhada por vômito, náusea e dificuldades de focar para o que você estiver olhando. Alguns remédios caseiros para vertigem, rápidos e fáceis de fazer, podem ajudar a acabar com essa indisposição.

As vertigens podem ocorrer devido ao grande consumo de bebida alcoólica, fraqueza, pressão muito baixa ou alta, ansiedade, má circulação, hiperventilação, labirintite e, até mesmo, alguns tipos de tumores. Portanto, comece trocando a bebiba alcoólica por água e alimente-se com regularidade e de maneira correta. Caso os episódios ocorram com frequência, procure um médico para saber qual a origem da sua vertigem.

vertigem

Remédios caseiros para vertigem podem amenizar os casos de vertigem. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros para vertigem

No momento que sentir a tontura, leve um copo de água ao fogo e deixe ferver.  Feito isso, acrescente uma pitada de pimenta caiena e beba aos goles. Deixe a mistura amornar. A pimenta funciona bombeando mais sangue e oxigênio para o cérebro, o que eliminará a vertigem momentaneamente.

Se concentrar em um ponto fixo quando a vertigem ocorrer é outra medida fácil para espantá-la e recuperar o equilíbrio. Caso não seja possível, deite-se e fique de olhos fechados até a tontura passar. Massagem circulares entre as áreas da sobrancelha são outro remédio para combater o mal estar, segundo a tradição de alguns países. Esfregar o nariz e as têmporas com os dedos molhados de vinagre também pode ajudar.

Chás podem amenizar a vertigem

Para uma eficácia mais prolongada, recomenda-se tomar um chá de erva doce e alecrim com frequência. O alecrim age combatendo as inflamações, vírus e bactérias do organismo. A erva ainda possui elementos estimulantes e fortificantes em sua composição. Já a erva doce, ou funcho, possui calmantes, que diminuem a ansiedade, além de ser diurética, expectorante e tônica.

Comece separando um litro de água, uma colher (sopa) de alecrim seco, uma colher (sopa) de erva doce e dois ou três cravinhos. Leve todos os ingredientes ao fogo, em uma panela pequena, e deixe ferver por cerca de cinco minutos. Depois disso, coloque para esfriar por 10 minutos. Beba essa chá todos os dias antes de dormir, até que suas vertigens tenham passado.

O chá de manjericão, ou alfavaca, também atua combatendo o vômito e a tontura e é um dos melhores remédios caseiros para vertigem. Basta colocar a água no fogo e, assim que começar a fever, acrescente uma colher (sopa) de folhas secas de manjericão. Passados cinco minutos, desligue o fogo e deixe o líquido descansar por 10 minutos.

Tome todas as vezes que sentir o mal-estar. Se preferir, ferva uma maçã até que fique macia, extraia seu suco e consuma uma colher a cada hora.

Posição

Mudanças bruscas de posição, principalmente quando se ficou muito tempo na mesma, também podem causar vertigem. Nesse caso sente-se e incline sua cabeça entre os joelhos, para maior fornecimento de sangue ao cérebro.

Invista em alimentos com baixo teor de gordura e sal, que sejam pouco condimentados. Se suas tonturas forem fortes, prolongadas e recorrentes, o ideal é procurar um especialista.