Remédios Caseiros

Aprenda a fazer em casa remédios para eliminar odor feminino

Por Redação Doutíssima 09/11/2014

O odor feminino, causado pelo corrimento vaginal, é um cheiro muito forte e desagradável. Muitas vezes, está acompanhado de coceira, dor durante as relações sexuais e ardor ao urinar. Essa condição pode ter diversas origens e, para o tratamento mais adequado, o melhor é procurar um ginecologista. Em paralelo a isso, é possível usar alguns remédios caseiros.

odor-feminino

Métodos naturais e caseiros podem eliminar o mau cheiro feminino. Foto: iStock, Getty Images

Origens do odor feminino

Entre as possíveis causas do odor feminino podem estar infecções como a vaginose bacteriana, candidíase, tricomoníase ou até mesmo feridas no colo do útero. Além do tratamento receitado pelo seu médico, você pode tentar algumas das soluções naturais abaixo.

Acabe com o odor feminino com remédios caseiros

Aroeira

Bastante usada em casos de leucorreia, a aroeira é uma planta muito eficaz no tratamento de infecções que estimulam o odor feminino. Para preparar o remédio com esta planta, ferva uma grama da casca em um litro de água durante dez minutos. Depois de esfriar ou amornar, faça banhos de assento várias vezes no decorrer do dia.

Iogurte natural

Para combater o odor feminino, o iogurte natural pode ser ingerido ou mesmo aplicado diretamente na vagina, com o auxilio de um absorvente interno, que deve ser embebido no iogurte. O uso do iogurte natural é um dos meios mais eficazes para controlar o mau cheiro na região íntima feminina.

Alho contra

O alho é um antifúngico e antibiótico natural muito poderoso. Dois dentes de alho ingeridos por dia ajudam a evitar muitas infecções, inclusive as que atingem a região íntima e, consequentemente, o mau cheiro.

Barbatimão

As cascas desta árvore são um poderoso remédio. Separe duas xícaras de cascas de barbatimão e ferva em dois litros de água por 15 minutos. Depois de esfriar um pouco, coe e acrescente uma colher de sopa de vinagre ou suco de limão. Faça a higiene íntima com esta mistura ou banhos de assento sempre que achar necessário.

Folhas de goiabeira

Esta também é uma opção bem popular para tratar problemas de odor feminino. O banho de assento com folhas de goiabeira é fácil de preparar: você vai precisar de 30 gramas de folhas de goiabeira, um litro de água, uma bacia e uma panela.

Ferva um litro de água e desligue o fogo logo que iniciar a fervura. Junte as folhas de goiabeira e tampe a panela por até 5 minutos. Logo depois, coe para separar as folhas e coloque todo chá em uma bacia. Quando estiver morna ou em uma temperatura suportável, sente na bacia e lave, com cuidado, toda a região genital até que a água esfrie. Repita três vezes ao dia.

Hábitos preventivos

Você também pode tratar os odores na região feminina com o consumo de certos alimentos, além dos chás em banhos de assento e cremes. Consuma mais frutas, legumes, verduras e iogurte natural. Estes itens ajudam a diminuir o corrimento com mau cheiro já que atuam no reequilíbrio da flora bacteriana do aparelho genital da mulher.

Caso o odor feminino persista, mesmo depois do uso de remédios caseiros, por muitos dias, o mais adequado é procurar ajuda especializada. Um médico ginecologista poderá solicitar um exame bacteriológico do corrimento que possa identificar o agente causador da infecção e do mau cheiro.