Dieta

Veja os benefícios da dieta sem glúten para emagrecer

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, centeio, arroz, cevada e nos diversos produtos que utilizam um desses ingredientes em seu preparo, como pães, bolos, pizza e cerveja. Assim, a dieta sem glúten para emagrecer substitui esses alimentos por produtos que não contenham essa proteína.

dieta-sem-glúten-para-emagrecer

Aproveite as receitas saudáveis para perder peso sem nada de glúten. Foto: iStock, Getty Images

A maioria das pessoas que se torna adepta dessa dieta tem como objetivo emagrecer. O glúten, isoladamente, não é responsável pelo aumento de peso – entretanto, quando se ingere de modo excessivo alimentos que contenham essa proteína (como pães, bolos, biscoitos), fica difícil não engordar.

E não é só isso: comer de forma exagerada alimentos com glúten pode desencadear uma hipersensibilidade no organismo. Dessa forma, as células do intestino inflamam ao ter contato com a proteína, provocando diversos problemas.

Um desses principais problemas é o que a maioria das pessoas mais temem: o ganho de peso. Por isso, muitas vezes depois de consumir pão ou pizza, por exemplo, você se sente estufado e com a barriga inchada.

Organismo mais saudável com a dieta sem glúten para emagrecer

A dieta sem glúten para emagrecer ajuda o organismo a eliminar líquido, melhora o funcionamento do intestino e diminui o acúmulo de toxinas. Dessa forma, esse modelo de alimentação desintoxica e desincha o corpo.

Outra vantagem da dieta sem glúten para emagrecer é que a maioria dos alimentos que carregam essa substância são altamente calóricos. Então, se você deixar de ingerí-los, vai emagrecer mais facilmente.

Na dieta sem glúten para emagrecer você deixa de comer pães, bolos, biscoitos, massas e passa a ter outras fontes de carboidratos: frutas, verduras, legumes e raízes como inhame, batata doce, mandioca e derivados (biscoito de polvilho, tapioca, pão de queijo).

Esses alimentos garantem energia – sem a presença do glúten. Essa dieta, aliada aos exercícios físicos, pode garantir a perda de gordura rapidamente.

Ficou interessado na dieta sem glúten para emagrecer? Veja duas receitas que não utilizam a substância.

Receitas da dieta sem glúten para emagrecer

– Sopa de vegetais

Ingredientes:

1 cebola grande picada

½ colher (sopa) de azeite

2 nabos médios cortados em cubos

2 cenouras grandes cortadas em cubos

2 talos de alho-poró cortados

1 litro de água fervente

1 colher (sobremesa) de ervas (salsinha, cebolinha, orégano)

Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Pegue uma panela e coloque o azeite e a cebola. Refogue por dois minutos e acrescente o restante dos legumes com um pouco de água. Quando os legumes ficarem macios, coloque sal, ervas, pimenta e o restante da água. Deixe cozinhar por 30 minutos.

Receita do bolo de cenoura

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de quinoa

3 cenouras grandes

4 ovos

2 xícaras (chá) de adoçante culinário

1 xícaras (chá) de óleo de girassol

1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Unte uma forma e coloque a massa. Asse o bolo em forno pré-aquecido em 180 °C por 30 minutos. Desenforme morno.

Existem muitas outras receitas que não utilizam o glúten. Consultar um nutricionista pode ser uma ótima opção para conhecer mais alimentos que substituem essa proteína.