Clínica Geral

Aproveite o calor com 5 dicas de saúde para o verão

Por Redação Doutíssima 13/11/2014

Apesar de o verão só iniciar de verdade em dezembro, a primavera tropical é tão quente que é difícil distinguir as duas estações. Por isso, com algumas dicas de saúde para o verão, você pode começar a se cuidar desde já e, assim, quando o verão chegar de fato, será mais fácil manter a rotina de cuidados.

dicas-de-saúde-para-o-verão

Cuide com os abusos na exposição solar e se mantenha saudável. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de saúde para o verão

1. Beba bastante água

Água e verão são duas palavras que precisam estar sempre associadas, seja para hidratar ou refrescar o corpo. Assim como acontece com qualquer motor, o calor em excesso pode superaquecer o corpo humano, que precisa de líquidos para hidratar, resfriar e nutrir os órgãos.

As temperaturas altas fazem com que o organismo perca muitos líquidos através do suor. Por isso, uma das dicas de saúde para o verão é beber, nesta época do ano, pelo menos dois litros de água por dia. Isso sem contar outras bebidas como sucos e chás. Tem que ser água mesmo!

2. Alimente-se com frutas e legumes

Não é à toa que muitos destes alimentos são típicos da estação. Já notou que comer muito, ou exagerar em alimentos muito gordurosos, causa um certo mal estar no verão? É por causa do calor, que dificulta a digestão e pode causar sonolência, sensação de peso e prejudicar a saúde no verão.

Por isso é importante se concentrar nos alimentos frescos, saudáveis, com alto teor de água e fibras: assim o mal estar durante a digestão passa longe! Outro motivo excelente para abusar destes alimentos é que alguns ainda ajudam a melhorar o aspecto da pele, manter o bronzeado ou proteger os cabelos dos danos causados pela água do mar e da piscina.

3. Tome sol, mas não abuse

A recomendação continua valendo, e agora ainda mais: use protetor solar todos os dias, principalmente no rosto e áreas expostas. Essa é uma das dicas de saúde para o verão mias importante, e você deve segui-la sempre.

No entanto, algumas vitaminas essenciais para o corpo só são produzidas quando somos expostos à luz solar. O ideal é pegar alguns minutos de luz natural cedo pela manhã ou no fim do dia, quando a incidência de raios UV e o calor já deram uma trégua.

4. Aproveite o verde!

Nesta época do ano os parques, praças e áreas arborizadas estão no seu auge de beleza e ainda refrescam o ar. Estar em contato com a natureza também é essencial – uma das principais dicas de saúde para o verão!

Aproveite momentos em família, faça piqueniques, leve o cachorro para passear, ou ainda aproveite momentos de leitura e contemplação em locais arborizados e frescos. Se isso parecer muito zen, inspire-se para praticar esportes ao ar livre.

5. Saia para a rua

Falando em esportes, aproveite que o clima é convidativo para ambientes externos e faça atividades físicas na rua. Os ambientes de academia ou ginásio podem ficar de lado por um tempo enquanto você aproveita para manter o corpo em forma com novas paisagens.

Vai dizer que pedalar na rua não é muito mais gratificante do que passar meia hora em uma bicicleta ergométrica cercada por quatro paredes? Com novos ares, você pode ficar mais animado e os exercícios podem render muito mais. Só não esqueça de levar junto a garrafa de água, para seguir à risca as nossas dicas de saúde para o verão.