Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros com ervas para asma

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

A asma é um dos problemas respiratórios mais comuns entre toda a população mundial. Ela se caracteriza por uma inflamação nos bronquíolos, tornando mais estreitos os canais por onde o ar passa nos pulmões, dando aquela sensação de falta de ar. Para melhorar essa condição, há uma série de ervas para asma.

Ervas-para-Asma

Tratamento com ervas pode ser muito eficaz para aliviar os sintomas da asma. Foto: Shutterstock

Chá verde é uma das principais ervas para asma

O chá verde é uma excelente alternativa para tratar as doenças respiratórias. Está entre as mais usadas ervas para asma. Este chá é ótimo para tratar a asma por conter uma substância denominada teofilina, que age no relaxamento dos músculos dos brônquios e, desta forma, diminui as crises de asma, melhorando muito a respiração. Acompanhe a receita do chá verde:

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de ervas de chá verde

– 1 xícara de água

Modo de Preparo:

Depois que a água ferver, adicione as folhas do chá verde. Espere amornar, filtre e beba logo em seguida. Para tratar a asma, beba duas xícaras desta solução diariamente.

As ervas para asma também tratam diretamente o popular chiado no peito, chamado de sibilo, que ocorre como resultado da constrição das vias, que obstrui a passagem do ar para o tórax. Assim, as ervas atuam no relaxamento e limpeza dos tubos bronquiais, diminuindo  a constrição.

Outras das principais ervas para asma

Ginko Biloba

É uma das ervas para asma que, além de combater o chiado, estimula o processo de expectoração, limpando os brônquios e a garganta. Pesquisas apontam que a planta também previne respiração ruidosa. No entanto, esta erva deve ser usada com cuidado, pois em excesso causa dores de cabeça, náusea e diarreia. Pode ser ingerida em forma de cápsulas ou extrato.

Camomila

Apesar de ser mais conhecida como um calmante natural, a camomila está no grupo das ervas para asma, pois tem propriedades terapêuticas que agem no tratamento do chiado no peito. A camomila também ajuda a abrir o caminho para o ar, além de desacelerar as reações alérgicas que podem levar a crises de asma. Use o chá morno que também fortalece o sistema imunológico.

Tomilho

É uma outra importante alternativa para “abrir o peito” atuando como um antibiótico para os pulmões. Também abre as vias aéreas proporcionando a respiração natural, sem sibilos. Esta erva também atua na limpeza do sistema respiratório, expulsando o muco. O chá deve ser ingerido durante todo o período da crise de asma. Aconselha-se tomar uma xícara de chá de tomilho todas as noites.

Yerba Santa

De origem mexicana, está entre as mais usadas ervas para asma. Também elimina o chiado no peito, além de tratar os brônquios, atacando infecções nos pulmões. A yerba santa é um poderoso expectorante, um verdadeiro libertador das vias respiratórias. O chá desta planta deve ser tomado até três vezes por semana, bem quente, antes de dormir.

Cravinho

Também conhecida como arnica paulista, esta erva foi descoberta recentemente. Entre outras propriedades, é eficaz contra a asma. O chá desta planta atua na dilatação dos brônquios. Prepare o chá e coe, tomando até três vezes por dia. O chá de arnica ainda pode ser usado como antitérmico e anti-inflamatório.

Além dos tratamentos sugeridos, é importante que o paciente que tem asma fique longe de fatores que podem desencadear as crises como exposição à poeira, mofo, frio, aromas intensos, perfumes e o contato com animais que tenham excesso de pelo.