Receitas

Biscoito sem glúten é opção saborosa de lanche

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

Pessoas que precisam restringir o consumo de glúten por causa da saúde ou por opção não precisam abrir mão de todas as delícias da culinária. Afinal, quem não gosta de comer um biscoitinho quando bate a fome ou aquela vontade de comer alguma coisa diferente?

Há várias receitas de biscoito sem glúten que vão lhe deixar de queixo caído, de tão deliciosas e fáceis de fazer. Confira!

biscoito-sem-glúten

Aproveite a receita para ter um lanche saudável sem glúten. Foto: iStock, Getty Images

Biscoito sem glúten de maisena

Ingredientes:

200 gramas de amido de milho

5 colheres (sopa) de farinha sem glúten, pode usar também a farinha de arroz ou coco

1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente e sem sal

3 colheres (sopa) de coco ralado

4 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Com a massa bem homogênea, faça bolinhas com as mãos e vá colocando-as em uma forma. Depois, dê uma achatada em cada bolinha com um garfo (de leve), só para ficar mais baixinha e com os risquinhos dos dentes do garfo.

Não é preciso untar a forma. Leve ao forno e asse em temperatura de 200°C por cerca de 10 minutos e seu biscoito sem glúten estará pronto.

Cookie de paçoca sem glúten

Ingredientes:

500 g de pasta de amendoim

340 g de açúcar

110 g de açúcar mascavo

¼ colher (café) de sal

2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

2 colheres (chá) de essência de baunilha

2 ovos.

Modo de Preparo:

Coloque a pasta de amendoim o açúcar refinado e o açúcar mascavo e bata na batedeira em velocidade média por 5 minutos. Diminua a velocidade e acrescente o sal, o bicarbonato de sódio, a essência de baunilha e os ovos. Aumente a potência da batedeira e deixe bater até a mistura ficar com textura de farinha, por cerca de 1 minuto.

Com ajuda de um boleador de sorvete, pegue pequenas porções, faça as bolinhas e dê uma achatadinha em cada uma. Coloque os biscoitos sem glúten tipo cookie em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Com o garfo, aperte cada bolinha deixando as marcações. Leve ao forno médio, 180º C por 4 minutos. Vire a forma de lado e asse por mais 4 minutos.

Biscoito sem glúten de limão

Ingredientes:

2 colheres de adoçante culinário, açúcar mascavo ou açúcar demerara

2 colheres de manteiga

1 ovo

1 colher de chá de essência de baunilha

raspas de limão a gosto

1 limão espremido

2 xícaras de farinha sem glúten, pode usar também a farinha de arroz ou coco – deve usar até ganhar a consistência desejada.

Modo de Preparo:

Em uma bacia ou tigela, coloque a manteiga, o adoçante ou o açúcar escolhido e mexa bem. Acrescente os ovos, a essência de baunilha, as raspas de limão e o suco do limão para dar o gosto do biscoito sem glúten. Aos poucos, vá adicionando a farinha sem glúten até que a massa ganhe consistência e desgrude da bacia.

Faça pequenas colinhas e as coloque sem uma assadeira untada e com papel manteiga. Leve ao forno médio, 180°C por no máximo 10 minutos. Tem que ficar observando seu biscoito sem glúten enquanto assa, pois é bem rápido.