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5 fatores importantes para a prevenção do diabetes

Por Redação Doutíssima 16/11/2014

Estima-se que 14 milhões de brasileiros sejam diabéticos, sendo que este número deve crescer ainda mais nos próximos anos. O aumento está diretamente ligado à crescente incidência de obesidade e de sedentarismo no país, e por isso mesmo a prevenção do diabetes é essencial no futuro.

A prática regular de exercícios físicos e a alimentação equilibrada são fundamentais para viver bem com a doença e merecem atenção especial. É importante também que o diabético evite a ingestão de álcool.

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Doença pode ser tratada com mudanças simples na alimentação. Foto: iStock, Getty Images

Prevenção do diabetes não pode ficar só na medicação

Muitos acreditam que tomar remédios é suficiente para a prevenção do diabetes, mas não é verdade.

Apesar da adesão ao tratamento ser fundamental, praticar atividades físicas regularmente e adotar uma dieta balanceada, rica em vegetais, alimentos integrais e fibras, carnes magras, leite e queijos com baixo teor de gordura, além de pouco sal, são dois fatores importantes para a qualidade de vida.

O diabetes pode ser do tipo 2, que é marcado pela resistência insulínica, que ocorre quando o organismo fabrica a insulina em quantidades insatisfatórias, ou do tipo 1, que se desenvolve quando os anticorpos passam a destruir as células produtoras de insulina.

Adotar uma dieta saudável e balanceada é fundamental para manter os níveis glicêmicos adequados e prevenir as complicações da doença, como problemas cardiovasculares e lesões nos rins e nos olhos.

O desenvolvimento do diabetes pode ser evitado se algumas medidas simples forem adotadas no dia a dia, assim como alguns ajustes de estilo de vida. A prevenção do diabetes do tipo 2, por exemplo, pode ser feita com base em cinco dicas importantes, especialmente entre os indivíduos que têm parentes próximos com diabetes.

5 dicas para a prevenção do diabetes

– Mantenha um intervalo de três a quatro horas entre cada refeição, evitando permanecer em jejum por muitas horas. A medida ajuda a evitar o risco de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue).

– Adote uma dieta saudável e equilibrada. Quem costuma ingerir mais calorias do que gasta tem tendência a engordar, sendo que o excesso de peso é um dos fatores responsáveis pelo aparecimento de diabetes, entre muitos outros problemas de saúde.

Por este motivo, na prevenção do diabetes, prefira uma alimentação rica em legumes e fruta e modere o consumo de gorduras e açúcares.

– Reduza o consumo de açúcar. Apesar de o açúcar não ser responsável pelo desenvolvimento do diabetes, o seu consumo excessivo provoca aumento de peso, que é uma das principais causas da doença, principalmente do tipo 2.

– Praticar regularmente alguma atividade física traz inúmeros benefícios ao corpo e auxilia no controle da pressão arterial, dos níveis de gordura no sangue e da glicose. O exercício físico regular e saudável é uma ótima medida de prevenção do diabetes, pois faz com que o açúcar do sangue diminua, já que melhora seu aproveitamento pelos músculos.

– Faça exames com regularidade. Não existe melhor prevenção para o diabetes do que a realização de um exame direcionado para seu controle. Se organize para fazer um check up anualmente.

 

 


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