Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar a laringite

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

A laringite deixa uma pessoa sem palavras, literalmente. Na melhor das hipóteses, ela consegue falar com tom estridente ou de sussurro. Em casos graves, este problema pode conduzir a uma perda completa da voz. Além dos medicamentos receitados pelo médico, também podem ser usados remédios caseiros para tratar a doença.

laringite

Você pode acelerar a cura da laringite com remédios naturais e caseiros. Foto: Shutterstock

Saiba mais sobre a laringite

Este problema é o resultado de uma inflamação das cordas vocais (laringe). É geralmente causada por tensão excessiva nas cordas vocais e pode ser acompanhada por uma dor de garganta e tosse seca. Apesar de a laringite não ser uma doença grave e melhorar depois de algum tempo, você pode acelerar a cura com receitas caseiras, naturais e simples de fazer.

Alguns ingredientes utilizados para aliviar a inflamação e o desconforto da laringite são encontrados na natureza ou na sua cozinha. Conheça alguns deles.

Conheça os melhores remédios caseiros para tratar a laringite

Gargarejo de água salgada

O sal é um ótimo agente antibacteriano e pode curar efetivamente a inflamação, removendo todos os germes de sua garganta. Por isso, a solução mais simples para o seu problema de garganta é fazer um gargarejo de água salgada. Isso vai recuperar a sua voz e aliviar a dor de garganta.

Use um copo de água morna e adicione meia colher de chá de sal. Misture bem e faça gargarejos várias vezes ao dia.Tenha em mente que usar muito sal pode irritar ainda mais a sua garganta, então, é essencial usar a quantidade correta.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã mata as bactérias e, portanto, pode ser usado para tratar a laringite. Adicione duas colheres de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel em meio copo de água morna. Para aumentar a eficácia deste remédio, você pode adicionar um pouco de pimenta caiena. Beba a mistura duas vezes por dia.

Se você não se animar com a ideia de beber o vinagre, pode preparar uma solução misturando uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e fazer gargarejos pelo menos três a quatro vezes por dia, até obter alívio. Você também pode misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã em meio copo de água morna e beber em intervalos regulares durante o dia.

Gengibre

O suco feito com gengibre fresco acalma a membrana mucosa ao redor das cordas vocais, proporcionando alívio da dor e da inflamação. Para fazer este remédio caseiro, ferva uma e raiz de gengibre fresco, cortado em fatias finas, em uma panela coberta de água por 10 minutos.

Coe o líquido e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Você também pode adicionar um pouco de suco de limão e adoçar com mel. Beba este chá de gengibre várias vezes ao dia. Você também pode tentar mastigar alguns pedaços de gengibre ao longo do dia.

Xarope de cebola

O xarope de cebola é uma cura natural muito eficaz para a laringite. Para fazê-lo, basta cortas três cebolas médias em pedaços e levar ao fogo em quatro copos de água. Ferva até que a solução fique com uma consistência de xarope.

Depois, misture cinco colheres de sopa de xarope de cebola em um copo de água morna. Adicione uma colher de sopa de mel e algumas gotas de suco de limão. Beba a mistura lentamente.