Clínica Geral

Infecção renal: Conheça os principais sintomas, diagnósticos e tratamentos

Por Dr. Rui Farinha 19/11/2014

Qualquer órgão do aparelho urinário pode ser infectado por vários tipos de bactérias. O nome atribuído a cada um dos tipos de infecção depende do nome do órgão atingido. Se as bactérias atingirem um dos rins, essa infecção renal é denominada de pielonefrite.

 

 

infeçao renal

Um dos sintomas da infecção renal é a dor lombar. Foto: Shutterstock

 

 

 

A pielonefrite pode surgir de uma forma aguda e súbita, sendo denominada de pielonefrite aguda.
Este tipo de infecção pode surgir em qualquer idade e atinge ambos os sexos, sendo mais frequente no sexo feminino.

A pielonefrite (Infecção renal) pode surgir em situações em que não há obstrução do aparelho urinário e em situações com obstrução:
Quando ela não é associada à obstrução do aparelho urinário, geralmente não é complicada e a principal bactéria envolvida chama-se E. coli, que surge em 80% dos casos.
A pielonefrite associada à obstrução do aparelho urinário poder ser mais complicada e as principais bactérias envolvidas são o Proteus, a Pseudomonas ou a Klebsiella.

 

Podem surgir vários sintomas e sinais relacionados com a infecção renal:

 

Pode surgir uma dor na região lombar, no lado onde se localiza o rim infectado. Esta dor geralmente faz-se acompanhar de febre e sudorese intensa. Alguém vezes surgem algumas alterações na urina: pode haver ardor quando urina (disuria), pode urinar com muito mais frequência (polaquiúria) e surgir uma sensação imperiosa/ repentina para urinar (imperiosidade). A sua urina pode ter um cheiro muito intenso e/ou desagradável e surgir sangue na urina (hematúria). As náuseas, os vômitos e as dores musculares generalizadas traduzem um mau estado geral característico destas situações de pielonefrite aguda.

Alguns tipos de infecção renal têm um grande potencial para poder provocar situações de infecção generalizada grave. Para fazer o diagnóstico deste tipo de infecção, o seu médico terá em conta todos estes sintomas e sinais. Uma análise a urina, conhecida como urocultura, permitirá determinar qual a bactéria envolvida na sua infecção renal. Algumas análises ao seu sangue também deverão ser realizadas no sentido de poderem ajudar no diagnóstico. A quantidade de glóbulos brancos aumentará muito e um tipo de células do sistema imunitário denominados por neutrófilos também se encontrará em grande quantidade na sua análise de sangue. Existem determinadas situações de levam á realização de uma ecografia renal. Nem todas as pessoas precisarão realizar este tipo de exame, mas o seu Urologista conhecerá os critérios que impõem a realização de tau.

Após a obtenção do diagnóstico, será iniciado um tratamento com um antibiótico especifico para eliminar a bactéria causadora da sua infecção renal.
O tratamento deste tipo de infecção pode obrigar a algum tempo de internamento, nas situações clinicas mais graves.

 

Como evitar a infecção renal:

 

-Praticar exercícios físicos regulamente

-Beber bastante líquido, mais de 2 litros de água por dia é o recomendado

-Dieta com pouco sal

-Não fumar

-Não fazer abuso de bebida alcoólica

-Urinar frequentemente (de 3 em 3 horas)

-Sempre fazer sexo seguro, a fim de evitar qualquer tipo de ifecções sexualmente transmissíveis

-Urinar após relações sexuais

-Controle do peso

-Para as mulheres: Limpar de frente para trás após defecar

-Não usar absorventes internos

-Controle da pressão arterial

-Controle do colesterol

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!