Remédios Caseiros

Aprenda 3 receitas de creme caseiro para calo

Por Redação Doutíssima 21/11/2014

Os calos são partes endurecidas da pele, que se desenvolvem quando o organismo tenta protegê-la dos atritos ou da pressão. Para a maioria das pessoas, ele é eliminado depois de alguns dias, quando a fonte de fricção ou pressão deixa de existir. Mas é possível acelerar essa cura utilizando um creme caseiro para calo.

Os locais mais fáceis para se desenvolver um calo são os pés ou os dedos das mãos. Se você tem diabetes ou outra condição que causa má circulação sanguínea, você está em maior risco de complicações com calos – por isso, procure um conselho do seu médico sobre o cuidado adequado para esta condição.

creme-caseiro-para-calo

É possível acabar com os calos com receitas caseiras de hidratantes e esfoliantes. Foto: Shutterstock

Os calos podem ser facilmente tratados em casa, com receitas caseiras. Alguns ingredientes podem tornar a pele mais macia e facilitar a remoção do excesso de pele. Veja três receitas de creme caseiro para calo que você pode utilizar.

Confira as melhores receitas de creme caseiro para calo

1. Esfoliação

O primeiro creme caseiro para calo serve para esfoliar a pele. Ele é usado para amaciar os pés com o mínimo esforço. Os ingredientes utilizados são muito fáceis de encontrar, e não vão representar nenhum gasto muito grande no seu orçamento.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher de suco de limão

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Use uma tigela e misture bem todos os ingredientes, um por um, até formar pasta grossa, e reserve. Para usar este creme esfoliante, mergulhe os pés em água morna por cerca de 10 a 15 minutos, para que os calos fiquem mais macios. Com os pés ainda na bacia, coloque o creme caseiro para calo e esfregue suavemente em movimentos circulares. Se você quiser, pode usar uma pedra-pomes depois.

2. Banana

A banana é um grande hidratante e pode ser usada para amaciar os calos. Veja como fazer este creme de banana.

Ingredientes:

1 banana

Água

Modo de Preparo:

Amasse a banana com um garfo e aplique a polpa na região dos calos ou em todo o pé. Aguarde por 15 minutos e lave-a com água morna. Você também pode adicionar polpa de meio abacate junto com a banana. A polpa de banana funciona como um bom hidratante e deixa seus pés com a pele muito mais macia e suave.

3. Hidratante

Este hidratante para calos pode ajudar também a melhorar o aspecto de calcanhares rachados. O ideal é que você utilize este creme depois de um método esfoliante.

Ingredientes:

1 colher de sopa de vaselina

1 colher de chá de suco de limão

Modo de Preparo:

Faça o seu próprio creme caseiro para calo misturando uma colher de sopa de vaselina com suco de limão. Antes de aplicar este creme, mergulhe os pés em água morna por cerca de 10 minutos e use um esfoliante. Com os pés secos, aplique o creme suavemente em seus pés e cubra com meias de algodão. Você pode fazer este processo antes de dormir, e pela manhã vai sentir a região dos calos muito mais suave.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!