A noiva é, naturalmente, a grande atração de um casamento. O noivo, por sua vez, também focaliza os olhares. A madrinha, quando grávida, igualmente chama a atenção, ainda que involuntariamente.
Enfim, nestas condições, tem-se noivos radiantes e madrinha exibindo um dos melhores momentos de sua vida aos convidados. Para fazerem bonito, as madrinhas grávidas precisam, contudo, sentirem-se belas, confortáveis e, mais que tudo, confiantes.
Escolher o vestido para a ocasião quando a barriguinha já aparece, entretanto, nem sempre é simples. Há cuidados que as madrinhas grávidas devem considerar ao planejar o traje para as bodas de que serão testemunhas.
O que considerar no vestido de madrinhas grávidas
O horário, o local e o próprio estilo são os primeiros aspectos a serem observados pelas madrinhas grávidas antes de programarem o look.
Como regra, vestidos justos, excessivamente ousados e sensuais, e que marcam muito o corpo devem ser descartados. Tecidos pesados, que possam causar desconforto, da mesma forma devem ser eliminados como opções.
De acordo com estilistas, as madrinhas não devem disfarçar a barriga, mas sim evidenciá-la – ainda que de maneira discreta –, assim não se corre o risco de parecer estar apenas acima do peso.
Materiais fluídos, como seda, georgette e crepe são listados como alternativas ideais para madrinhas grávidas já que dão leveza e movimento aos vestidos. Outras opções que apresentam bom caimento são o chiffon, o jérsei, a musseline, e o cetim com elastano.
Os cortes frente-única, que valorizam o busto e deixam a cintura mais soltinha, garantem que a gestante mostre suas curvas mais bonitas enquanto espera o bebê. Para as que já apresentam volume nos seios, a dica são vestidos mais estruturados, com sustentação interna e alças mais largas.
Para enfatizar o colo e não a barriga, a sugestão é apostar em drapeados, bordados e aplicações. Em casamentos mais sofisticados, a renda pode ser um excelente recurso para a confecção de um vestido longo.
Cores escuras ajudam madrinhas grávidas
Quanto às cores mais adequadas, sabe-se que os tons mais escuros têm o poder de “afinar” a silhueta se a grávida estiver um pouco acima do peso esperado.
Na cartela de tonalidades, destacam-se o vinho, o verde-musgo e o azul marinho ou petróleo. O preto, se a noiva permitir, compõe o grupo de colorações a serem consideradas pelas madrinhas grávidas que desejam manter a elegância.
Às magrinhas, as cores claras estão liberadas – aí, no entanto, vale o bom senso. Fábricas em degradê costumam deixar qualquer gestante bem vestida.
Ao investir em um modelo comprido, é essencial que a madrinha gestante atente para a altura da bainha, pois, se arrastar no chão, ela pode tropeçar, o que pode representar um grande risco para o neném.
Para ter um vestido que respeite o corpo da mulher grávida, a recomendação é que a roupa seja feita especialmente para a ocasião, se possível por um estilista. O traje, todavia, não deve ser ajustado muito tempo antes da cerimônia, já que o corpo da gestante, principalmente a silhueta, muda rapidamente.
Por fim, um detalhe importante no visual das madrinhas grávidas é o calçado. Para que a mamãe-madrinha não sofra, o melhor é dar espaço a sapatilhas, saltos baixos ou abertos, com tiras reguláveis já que o inchaço nos pés é inevitável.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!